Sem categoria 09/01/2017 17:57

Plano busca reforçar imagem de Natal como destino turístico

Por Paulo Lopes

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Ações de marketing organizadas em conjunto com o MTur preveem a diversificação da oferta de atrativos da capital potiguar, a fim de minimizar efeitos da sazonalidade.

Natal BLOG 19 09 14Belezas naturais, aventura, artesanato, gastronomia e uma hospitalidade de tirar o chapéu. Estes e outros atributos fazem de Natal (RN) um dos pontos do Nordeste mais procurados por brasileiros e estrangeiros em temporadas de férias, especialmente no verão.

E para consolidar a capital como um dos melhores destinos da América do Sul, um plano de Marketing, elaborado por uma consultoria privada e acompanhado pelo Ministério do Turismo, prevê a diversificação e a promoção de atrativos locais.

Arquivo Natal IIForte dos Reis Magos em Natal/RN.Foto: Canindé Soares.

O objetivo é atingir mercados que se destacam na emissão de viajantes para a capital potiguar e também regiões com potencial neste sentido, contribuindo para reduzir efeitos da sazonalidade. O programa, que tem prazo de execução de cinco anos, busca otimizar a atuação dos setores público e privado para proporcionar ao visitante novas opções além das já consagradas sol e praia, que contemplem todos os perfis de turistas em diferentes épocas do ano.

O trabalho, essencial para períodos de baixa temporada, envolve o incentivo a eventos e a articulação com cidades vizinhas, como Tibau do Sul e Nísia Floresta, a fim de permitir a oferta conjugada de atrativos. O secretário de Turismo de Natal, Carlos Frederico Queiroz, elogia o apoio do MTur e aposta em avanços.

Conselho de Turismo Natal I BLOG 29 10 15Fred Queiroz,secretário de Turismo de Natal.Foto:Divulgação.

“O Ministério acompanhou todo o processo, validando o plano para que seja eficaz. O principal ponto é o aumento do fluxo turístico, com a indicação de mercados onde precisamos investir e a divulgação de nossas potencialidades na mídia”, explica.

O plano estabelece ações que garantam a presença de Natal nas principais feiras e eventos de turismo. Também é indicada a realização de famtours com agentes de viagens, de forma a estimular a comercialização do destino. O ministro do Turismo, Marx Beltrão, observa que o plano reforça a promoção de atrativos do Nordeste e ajuda a fortalecer o setor como importante atividade econômica.

04_10_16_posse_marx_beltrao_palacio_0402aMarx Beltrão,ministro do Turismo. Foto: Divulgação.

“Esse trabalho se soma aos nossos esforços para divulgar as riquezas do Nordeste e incentivar a procura de destinos, movimentando a economia. A região inclusive é tema de uma campanha publicitária do Ministério do Turismo, que, em breve, vai promover as belezas de todo o país”, adianta.

O plano abrange ainda a criação de uma marca turística oficial de Natal, maior presença em redes sociais e a atualização do seu portal promocional de turismo, além do desenvolvimento de um aplicativo sobre o destino.

Imagem de Natal BLOG 12 05 15Centro de Convenções de Natal/RN. Foto: Canindé Soares.

As ações de marketing integram o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) de Natal, financiado e validado pelo MTur. O documento define medidas como o aproveitamento do potencial náutico, a recuperação e a proteção do patrimônio cultural e natural e a capacitação profissional da cadeia turística.

A aprovação do PDITS permite à capital pleitear recursos públicos, a exemplo do Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), para reforçar potencialidades e sua infraestrutura.

MTur.

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Paulo Roberto Lopes

Biografia Paulo Roberto Lopes, iniciou em 1977 na Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ, suas atividades acadêmicas no setor do Turismo, passando pelos os estados do Paraná, Santa Catarina e Rondônia onde foi Diretor de Turismo do estado, aportou em Natal/RN para participar do Congresso Nacional da ABAV/1987, no Rio Grande do Norte, foi secretário de Turismo de Touros e de Maxaranguape, coordenou o Turismo nos municípios de Natal, Extremoz e Parnamirim, exerceu funções na Comissão de Turismo Integrado do Nordeste - CTI/NE, participou da criação do Natal Convention & Visitors Bureau é Diretor de Programas e Projetos do Instituto de Gestão e Formação em Turismo do Rio Grande do Norte/IGETUR.

Descrição Turismo no Ar é uma ferramenta de divulgação, serviços, promoção e compartilhamento que traz temas atuais,tendências,novidades e assuntos do Turismo local,regional e nacional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social do Destino Turístico no Nordeste.

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