câmbio:

DÓLAR R$ 3.4711 EURO R$ 4.242

Tempo, natal:

28°C

Interior

EM PEDRO AVELINO

16/04/2018

11:35

Unidade móvel do Sesc Saúde Mulher oferece mamografias e preventivos

A cerimônia de instalação será no dia 25 de abril, às 19h, na Praça Garibaldi Alves, onde a unidade permanecerá até o dia 11 de maio.

Por Redação

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

A unidade móvel Sesc Saúde da Mulher chega a Pedro Avelino, distante 156,6 km de Natal. Mamografias, preventivos e orientações sobre saúde sexual feminina serão realizados gratuitamente pelo projeto do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio. A cerimônia de instalação será no dia 25 de abril, às 19h, na Praça Garibaldi Alves, onde a unidade permanecerá até o dia 11 de maio.

Enfermeira, educadora em saúde, técnica de radiologia, médica e artífice compõem a equipe que atenderá as mulheres. A estrutura é equipada com consultório médico, sala de mamografia com mamógrafo digital, banheiro, sala de atendimento e área externa para orientações sobre saúde. A meta do projeto é realizar 640 exames, sendo destes 320 mamografias e 320 preventivos (também conhecidos como Papanicolau), além de 525 ações educativas sobre saúde.

Os agendamentos dos exames já estão sendo realizados no munícipio através dos agentes de saúde e também poderão ser feitos na própria unidade. Podem realizar o exame Papanicolau, conhecido também como preventivo, mulheres com idade entre 25 e 64 anos. Já a mamografia pode ser realizada por mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Os documentos necessários para o agendamento dos serviços são RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.

Os atendimentos já estão sendo agendados pelos agentes de saúde, e continuam após a instalação da unidade: às segundas-feiras, das 10h às 12h, e das 13h às 17h; de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Sobre o projeto

O RN foi pioneiro no país ao receber, em 2012, de forma inédita, a unidade móvel Sesc Saúde Mulher, à época um projeto piloto. Desde então, das milhares de mulheres que já foram atendidas, cerca de 556 detectaram alguma alteração a partir dos exames ofertados pelo projeto e foram encaminhadas para o serviço público de saúde para dar continuidade ao tratamento. Este ano, a unidade esteve de fevereiro a abril em Ceará-Mirim.

Serviço:

O quê? Pedro Avelino recebe unidade móvel Sesc Saúde Mulher
Solenidade de instalação? 25 de abril (quinta-feira), 19h
Atendimentos?  A partir do dia 27 de abril até dia 11 de maio | Segundas-feiras (10h às 12h e das 13h às 17h); terça a sexta-feira (8h às 12h e das 13h às 17h)
Onde? Praça Garibaldi Alves, Centro, Pedro Avelino, RN

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.