Cultura

OFICINAS E HOMENAGENS

17ª Semana Nacional de Museus tem programação cultural em Natal

Atividades ocorrem até a próxima sexta-feira 17)

Por Redação

9 de maio de 2019 | 11:14

Foto: Alberto Leandro/Portal No Ar

O Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão e o Memorial Natal (Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte), ambos administrados pela Prefeitura do Natal, estão inseridos na programação da 17ª Semana Nacional dos Museus.

A partir de amanhã (dia 10) até a próxima sexta-feira (17), haverá atividades diárias no Museu Djalma Maranhão que vão desde homenagem a cordelistas, oficinas, visitas guiadas para escolas e apresentação do teatro de João Redondo.

No Parque da Cidade haverá atividades a partir da próxima quarta-feira (15) com ações educativas, contação de histórias, visitas guiadas, apresentação de violeiros e show com a banda potiguar Carcará na Viagem.

Confira a programação elaborada pela Prefeitura do Natal, através da Secult/Funcarte, para a 17ª Semana Nacional de Museus:

MUSEU DE CULTURA POPULAR DJALMA MARANHÃO
PROGRAMAÇÃO

Dia 10
Horário: 9h às 12h
Homenagem ao cordelista e poeta João Gomes Sobrinho (Xexéu), com a presença de vários amigos cordelistas e familiares. Desde sua adolescência o mestre ouvia grandes cantadores que o influenciaram através da poesia cantada ao som da viola. Começou a escrever e recitar versos, tendo dividido saraus sertânicos com Patativa de Assaré, Elizeu Ventania, Antônio Dias, Chico Traíra, dentre outros poetas consagrados. Pertence à Academia Norte-rio-grandense de Literatura de Cordel (ANLiC) em que ocupa a cadeira de nº30, cujo patrono é o poeta Luiz de Souza da Costa Pinheiro. O mestre também é Patrimônio Vivo do Rio Grande do Norte.

De 14 a 17
De 8h às 12h e 14h às 17h
Local: Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão
Oficina para confecção e manipulação de bonecos para o Teatro de Bonecos, conhecido no RN como Teatro de João Redondo, inserido no Teatro de Bonecos Popular do Nordeste como fruto de tradição milenar, registrado pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil. Será ministrado pelo mestre Raul dos Mamulengos com o objetivo da formação de multiplicadores dessa tradição. Atualmente essa brincadeira da tradição é praticada no meio rural e urbano do Nordeste. Inscrições gratuitas através do telefone: 3232.8149

Dias: 14 a 17
Horário: 8h às 17h
Visitas guiadas ao salão de exposições do Museu, que é possuidor de aproximadamente 2000 peças, abrangendo o universo da Cultura Popular: Teatro de João Redondo; as Danças Populares, Arte Sacra; Arte Naif, Literatura de Cordel; religiosidade; exposições com diversas obras de artistas populares, retratando nossa memória e história, Tem também acervo em vídeo que retrata a Cultura Popular do RN.

Dia: 16 e 17
Horário: 10h
Local: auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão.
Apresentação do teatro de João Redondo com o mestre Genildo Mateus, para as escolas agendas e visitantes em geral do museu. A brincadeira do Teatro de Bonecos é, acima de tudo, uma mágica aventura no universo das artes, da expressão, sem fronteiras de idiomas, costumes ou religiões.

Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão
Largo Dom Bosco Praça Augusto Severo S/N, Ribeira.
Telefone: 3232.8149

MEMORIAL NATAL (PARQUE DA CIDADE DOM NIVALDO MONTE)
PROGRAMAÇÃO

De 15 a 19
Das 14h às 17h50
Visita mediada da Exposição Toque (Sentidos Dispositivos de Memória)

Dia 17
Das 16h às 17h
Contação de Histórias “Histórias de Potyguara”

Dia 18
Das 16h às 17h
Apresentação de Violeiros

Dia 19
Das 15h às 17h
Show banda Carcará na Viagem

Memorial Natal. Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte
Av. Prefeito. Omar O’Grady – Pitimbú, RN

RECOMENDAMOS

Tragédia

Vítima de acidente fatal era rainha de carnaval

TRAGÉDIA

Mulher morre em acidente no 'Prolongamento da Prudente'

EDUCAÇÃO

UERN abre processo seletivo para contratar professores

FUTEBOL

América empata e segue invicto na Série D

VIOLÊNCIA

Após briga de faca entre alunas, escola convoca reunião

GRANDE NATAL

Prefeito sanciona Lei do Plano de Cargos da Saúde

VIOLÊNCIA

Jovem é encontrado morto com mãos e pés amarrados

ALUNO POR UM DIA

Dorgival realiza sonho, e aula na UFRN termina em forró

comentários