Esportes

COMPETIÇÃO

Abertura da fase final do Jerninhos acontece nesta quinta

Evento será no Cirque Amar, instalado em Capim Macio

Por Redação

13 de agosto de 2019 | 13:34

Foto: Seec-RN/Divulgação

Nesta quinta-feira, 15, acontece a abertura da fase final dos 25º Jerninhos, competição escolar que reúne estudantes das redes pública e privada de ensino do Rio Grande do Norte. O evento, realizado pela Secretaria Estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seec), acontece no Cirque Amar, instalado no estacionamento do supermercado Hiper, em Capim Macio, a partir das 14h.

Tradição no calendário escolar, os Jerninhos têm por objetivo estimular a prática do esporte entre os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Além disso, os jogos também têm como foco o desenvolvimento sócio educacional e cooperativo dos participantes. Este ano a competição iniciou-se em no mês de maio, movimentando 2.250 alunos de 120 escolas do estado potiguar, sobretudo das unidades de Natal e região metropolitana.

Durante a abertura da última fase, cada escola participante será representada por pelo menos 10 alunos e dois professores responsáveis. No primeiro momento será realizada a solenidade formal do evento, com desfile dos atletas, hasteamento da bandeira, juramento e corrida do fogo simbólico. Em seguida, o evento será encerrado com atrações artísticas do Cirque Amar. “Trata-se de um patrimônio do esporte e da educação do RN. O Jerninhos é uma competição marcada pela alegria dos jovens competidores, que, desde cedo, aprendem o valor do esporte em suas vidas”, pontou Canindé de França, subsecretário de Esporte e Lazer da SEEC.

No total, os Jerninhos contam com 16 modalidades esportivas, que são: atletismo, badminton, basquete, capoeira, futebol society, futsal, ginástica artística, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e xadrez.

Formação cidadã

Paralelo às modalidades, a competição engloba duas categorias. A primeira é voltada às crianças de 1 a 7 anos de idade, e conta com jogos lúdicos sem caráter competitivo, além de todos os participantes recebem premiação. Já a segunda categoria contempla estudantes de 9 a 10 anos, e dispõem de premiação de troféus para os campeões e medalhas para os três melhores colocados em cada categoria

Um dos coordenadores do Jerninhos, o professor Jorian Fontes explica que o motivo de todos receberem premiação na primeira categoria se dá devido ao caráter cidadão da competição. De acordo com o professor, a ideia é que o aluno desenvolva em si a cultura do companheirismo e respeito.

“Os Jerninhos são o início de uma possível vida de atleta da criança, mas, antes disso, essa competição assume um forte compromisso com a questão cidadã. Por meio dos jogos, o aluno trabalha questões relativa à responsabilidade, disciplina, companheirismo, respeito e diversidade. Então, levando isso em consideração, o lado cidadão é tão importante quanto o lado atleta”, aponta o coordenador.

Na edição de 2018 dos Jerninhos, os jogos movimentaram 121 escolas do RN e mais de 1.900 alunos

RECOMENDAMOS

CONTRA TOMBAMENTO

Conselho de Turismo quer demolição do Hotel Reis Magos

NOVAS OPÇÕES

RN terá novos voos para o Rio a partir de novembro

PROJETO PILOTO

Mossoró: Petrobras vai investir na primeira infância

'AJUDE O MUNDO'

Madonna manda recado para Bolsonaro pela Amazônia

RECONHECIMENTO

Dois A Engenharia é premiada por obra em parque eólico

PLANEJAMENTO

Antecipar orçamento de reforma pode garantir preços mai

CORTE NAS DESPESAS

Coworking é alternativa para economizar com empresa

ESPETÁCULO

Parnamirim: Mostra de dança Aprec'arte segue até sexta

comentários