Cotidiano

ATUALIZAÇÃO

Agora é possível enviar mensagens de áudio no Direct do Instagram, saiba como usar!

Nova atualização da ferramenta foi anunciada nessa segunda-feira (10)

Por Endy Mahara

11 de dezembro de 2018 | 09:49

Após lançar concorrência direta com o Snapchat e o YouTube, através dos Stories e do IGTV, além de desbancar os acessos do Facebook, o Instagram agora mira na plataforma mais popular de bate-papo virtual: o WhatsApp. Isso porque, nessa segunda-feira (10), o aplicativo anunciou mais uma atualização e agora dispõe da ferramenta para envio de mensagens de voz via Direct (mensagens diretas).

O recurso está disponível tanto no sistema Android quando no iOS, e permite que o usuário grave áudios de até um minuto. Para usar a novidade, basta pressionar o ícone de microfone localizado no canto inferior da conversa e soltar para enviá-lo a outro usuário ou a um grupo. Para cancelar a mensagem antes do envio, é só arrastar a linha de áudio para a esquerda, em direção ao ícone da lixeira.

Além disso, assim como no WhatsApp, é possível “travar” a gravação de modo que não seja preciso ficar pressionando o botão o tempo todo. Para isso, basta apertar o ícone rapidamente e arrastar para cima, em direção ao cadeado.

ACESSIBILIDADE

Além da função das mensagens de voz e das demais ferramentas disponibilizadas pela plataforma nos últimos meses, como a opção de enviar Stories privados para os “Melhores Amigos” ou as novas formas de fazer compras através do aplicativo, o Instagram também lançou um novo recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência visual: o texto alternativo nas fotos.

Disponível desde o último dia 28, a ferramenta permite que leitores de tela, como o Voice Over do iOs e o TalkBack do Android, criem uma descrição detalhada das fotos. A função é desenvolvida automaticamente mas também permite que o usuário escreva a própria descrição nas configurações de publicação.

Para isso, basta clicar na opção “Configurações avançadas” no painel de publicação e selecionar “Escrever texto alternativo”. Será aberta uma nova aba com uma caixa de texto, na qual o usuário pode descrever a imagem a ser publicada. Feito isso, basta tocar em “Salvar” e encerrar a postagem.

        

O texto alternativo não aparecerá na foto e será lida apenas pelas ferramentas de acessibilidade instaladas no aparelho celular.

RECOMENDAMOS

SAÍDAS VOLUNTÁRIAS

Bolsa Família: Mais de 11 mil pediram desligamento

RECUSOU

Eleita Miss Bumbum, Pabllo Vittar critica título

TRANSPORTE INTERMUNICIPAL

Motoristas adiam para terça-feira decisão sobre greve

TOPO DO PÓDIO

Esgrima: Brasileira leva ouro e faz história no Mundial

NORMAS SANCIONADAS

RN teve quase 100 novas leis no primeiro semestre

RESSOCIALIZAÇÃO E PREVENÇÃO

Presas do João Chaves recebem atendimento médico

INCLUSÃO

Bolsonaro anuncia inclusão de autistas no Censo 2020

RECURSO NEGADO

TRE-RN mantém Lava Jato no RN na Justiça Federal

comentários