Geral

WORLD SKILLS

Aluno do SENAI/CTGAS-ER participará de competição internacional na Austrália

Raimundo Nonato, de 20 anos, é único aluno do Sistema FIERN/SENAI selecionado para a edição 2019 da WorldSkills.

Por Redação

5 de abril de 2019 | 18:06

Foto: Reprodução

É conhecendo a tecnologia australiana que o aluno do SENAI/CTGAS-ER, Raimundo Nonato Luz Farias, de 20 anos, irá se preparar para a World Skills. Ele embarca, este final de semana, para Melbourne, na Austrália, onde irá disputar a Global Skills -Austrália 2019, uma competição internacional de educação profissional, que acontece de 10 a 14 de abril, e reúne muito dos competidores que integram as delegações de países que participarão da WorldSkills Competition – o maior torneio de educação profissional do mundo, que será realizado em agosto, na cidade de Kazan, na Rússia. Ele representa o estado e o Brasil na categoria “Instalações Hidráulicas e de Aquecimento”.

“É uma oportunidade importante de representar meu país e o Rio Grande do Norte em uma competição internacional. E também uma preparação para agosto, já que haverá competidores de outros países, um nível mais elevado de avaliação. Tenho encarado como um grande desafio, mas também uma grande possibilidade que o SENAI e a educação profissional tem me dado”, afirma o estudante.

Raimundo Nonato é único aluno do Sistema FIERN/SENAI selecionado para a edição 2019 da WorldSkills. Esta é a primeira vez que o Rio Grande do Norte terá competidor na ocupação  Instalações Hidráulicas e de Aquecimento.

“Essa será uma fase importante e de aprendizado na Austrália. Estou focado, sei das minhas competências e responsabilidades, tenho professores bastante capacitados, que me orientam e apoiam. Minhas expectativas são as melhores possíveis”, disse confiante.

O diretor executivo do CTGAS-ER Rodrigo Diniz Melo e a coordenadora Cândida Amália destacam a importância da educação profissional ofertada pelo SENAI, que além da formação técnica e treinamentos, ainda disponibiliza suporte médico, psicológico, com coach, e atividade física. As expectativas com a participação de Raimundo Nonato em mais uma competição é alta, devido ao seu histórico de aprendizagem e empenho nos últimos dois anos.

O professor e treinador Kergivaldo Nogueira conta que a evolução do aluno é peculiar. Aluno do CTGÁS-ER há dois anos, ele concluiu o curso de Técnico em Mecânica, em dezembro passado. E tem um rendimento que chama atenção da equipe de professores. “Ele amadureceu bastante. Foi bombardeado por um número alto de conhecimento em pouco tempo, na preparação para as fases estadual e nacional. Após vencer o nacional, mudou-se pra Brasília para continuar o treinamento, com um nível mais elevado, novo modelo de acompanhamento técnico. E tem se adaptado, se empenhado, demonstra controle emocional”, afirma.

Para ser o representante do país na etapa internacional da WordSkills, Raimundo teve que superar a etapa escolar, sendo classificado para etapa nacional, que foi realizada em Aracaju (SE), em agosto do ano passado. Nesta última, ficou com a medalha de ouro. E em dezembro participou de nova competição, chamada desempate, quando se classificou para a competição na Rússia. “A expectativa é alta e a evolução dele é evidente”, disse Kergivaldo Nogueira.

 

RECOMENDAMOS

NOVO REGIME

Governo assina com aéreas redução de imposto para QAV

ARTE

Exposição põe na balança ego e moralidade

SISTEMA FIERN

Coere discutirá licenciamento de projetos fotovoltaicos

SALVANDO VIDAS

Hemonorte realiza campanha de doação de medula óssea

PROTESTO

Policiais civis fazem paralisação nesta terça-feira

HEROICO

Bombeiro do RN cumpre missão humanitária em Moçambique

COPA AMÉRICA

Jogos de hoje definem adversário do Brasil nas quartas

GRADE DE CURSOS

Fecomércio RN realiza Fórum de Aprendizagem de Natal

comentários