Geral

APLICATIVO

Alunos do Sesi participam de atividade que incentiva uso de tecnologia para solução de problemas ambientais

Estudantes criaram aplicativos de localização e orientação no espaço geográfico, enfatizando algumas situações existentes no cenário nacional, regional ou local.

Por Redação

25 de junho de 2019 | 10:51

Foto: Divulgação/Sesi

Alunos da Escola SESI de Mossoró participaram de uma atividade na qual, sob a orientação do professor Aryon Charlon, desenvolveram projetos com temas sociais e ambientais. Em busca de medidas para sanar ou minimizar problemas existentes, criaram aplicativos de localização e orientação no espaço geográfico, enfatizando algumas situações existentes no cenário nacional, regional ou local. Além de trazer propostas de intervenção, buscando um novo olhar sobre respectiva temática.

A criação do aplicativo foi uma proposta dimensionada para equipes de cinco alunos que iriam pensar, organizar, definir, programar e desenvolver um aplicativo para o sistema Android, que atendesse as necessidades existentes em sala de aula nas diversas disciplinas estudadas ao longo do período letivo.

Como os aplicativos possuem o intuito de explorar localidades que permeiam a região, o estado e o município que eles residem, o auxílio de outros componentes curriculares foi fundamental para o desenvolvimento dos APPs.

A atividade é realizada visando relacionar o conceito de STEM (sigla em inglês para designar áreas do conhecimento de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e as demais habilidades exigidas como o trabalho em equipe, liderança, comunicação, resolução de problemas, improvisação, pensamento lógico, criatividade e aprendendo com os erros.

Também foi utilizado conhecimento sobre ferramentas tecnológicas, softwares, geotecnologias e os conceitos de geoprocessamento, sensoriamento remoto e a aplicação das geociências nas ciências humanas e ambientais.

O projeto tem sido desenvolvido desde 2017, sendo a 3ª edição de exposição, sempre com novas temáticas e novos desafios para os alunos. Em 2018, o mesmo projeto foi selecionado para representar o SESI-RN no Encontro Nacional de Gestores do SESI – Projeto Professor Destaque. Na ocasião, o professor Aryon Charlon, a supervisora Iadja Linhares e a gerente de Educação do SESI-RN estiveram no evento que ocorreu em Brasília.

RECOMENDAMOS

PLANO DIRETOR NO AR

Câmara retoma Fórum do Plano Diretor na segunda-feira

PREVISÃO

Lula diz que PT vai polarizar eleições em 2022

PARA A CHINA

Após acordo, melão produzido no RN pode ser exportado

SEGURO RETIRADO

Em dez anos, DPVAT indenizou mais de 391 mil por morte

VERSÃO MAROMBA

Gracyanne e Belo viram personagens de 'Os Simpsons'

FINALISTA

Grupo do RN na final da Olimpíada da Língua Portuguesa

VAGA DE EMPREGO

Realeza procura faxineiro real para ganhar R$ 80 mil

ANÁLISE DE RESÍDUO

Marinha desloca navio de pesquisa para o Nordeste

comentários