Geral

APLICATIVO

Alunos do Sesi participam de atividade que incentiva uso de tecnologia para solução de problemas ambientais

Estudantes criaram aplicativos de localização e orientação no espaço geográfico, enfatizando algumas situações existentes no cenário nacional, regional ou local.

Por Redação

25 de junho de 2019 | 10:51

Foto: Divulgação/Sesi

Alunos da Escola SESI de Mossoró participaram de uma atividade na qual, sob a orientação do professor Aryon Charlon, desenvolveram projetos com temas sociais e ambientais. Em busca de medidas para sanar ou minimizar problemas existentes, criaram aplicativos de localização e orientação no espaço geográfico, enfatizando algumas situações existentes no cenário nacional, regional ou local. Além de trazer propostas de intervenção, buscando um novo olhar sobre respectiva temática.

A criação do aplicativo foi uma proposta dimensionada para equipes de cinco alunos que iriam pensar, organizar, definir, programar e desenvolver um aplicativo para o sistema Android, que atendesse as necessidades existentes em sala de aula nas diversas disciplinas estudadas ao longo do período letivo.

Como os aplicativos possuem o intuito de explorar localidades que permeiam a região, o estado e o município que eles residem, o auxílio de outros componentes curriculares foi fundamental para o desenvolvimento dos APPs.

A atividade é realizada visando relacionar o conceito de STEM (sigla em inglês para designar áreas do conhecimento de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e as demais habilidades exigidas como o trabalho em equipe, liderança, comunicação, resolução de problemas, improvisação, pensamento lógico, criatividade e aprendendo com os erros.

Também foi utilizado conhecimento sobre ferramentas tecnológicas, softwares, geotecnologias e os conceitos de geoprocessamento, sensoriamento remoto e a aplicação das geociências nas ciências humanas e ambientais.

O projeto tem sido desenvolvido desde 2017, sendo a 3ª edição de exposição, sempre com novas temáticas e novos desafios para os alunos. Em 2018, o mesmo projeto foi selecionado para representar o SESI-RN no Encontro Nacional de Gestores do SESI – Projeto Professor Destaque. Na ocasião, o professor Aryon Charlon, a supervisora Iadja Linhares e a gerente de Educação do SESI-RN estiveram no evento que ocorreu em Brasília.

RECOMENDAMOS

MÚSICA

'Hoje tem Samba no Beco' recebe Andiara Freitas

DESAFIO

Campeonato gamer reúne 150 competidores

AGENDA

Curso de segurança pública e mediação policial em Natal

MEIO AMBIENTE

Torneio de rinhas de galo tinha até motos na premiação

POLÍCIA

Homens em carro roubado morrem após perseguição da PM

TRANSPORTE DE CARGAS

ANTT publica novas regras para cálculo do frete mínimo

DESATIVADDA

Saiu a sentença de recuperação judicial da Multidia

DIÁLOGO

AGN-RN e IMD discutem parceria para startups potiguares

comentários