Cidades 12/03/2019 11:07

2019 de tragédias anunciadas por irresponsabilidade

Por eugeniobezerra

“São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida no teu coração”

A poesia da canção de Tom Jobim parece ter perdido sentido diante da morte de 12 pessoas após a tempestade que castigou São Paulo e deixou destruição e desabrigados por onde “as águas de março” passaram e continuarão a passar. Sim, o que ocorreu no principal estado brasileiro com as chuvas de verão se repete todos os anos e lembra o famoso romance de Gabriel Garcia Márquez, Crônica de Uma Morte Anunciada. Sabemos que as chuvas ocorrerão e causarão inundações, desabamentos e mortes, mas não vamos conseguir evitá-las, como no romance.

É bem verdade que uma chuva torrencial, um evento climático, como o que aconteceu , é difícil de prever com exatidão.  Porém, é possível se preparar para evitar as tragédias através de ações de prevenção. O que não ocorre em São Paulo e em quase nenhuma cidade brasileira. Os gastos com prevenção a inundações e obras de drenagem na capital paulista e no estado de SP não chegaram à metade do previsto nos últimos três anos. Foi o que apontou um levantamento feito pelo jornal Folha que mostra que a verba para drenagem era de R$ 5,3 bi, mas só o equivalente a 41% foi gasto.

Desastre de Brumadinho com 200 mortes confirmadas até o momento, incêndio no CT de treinamento do Flamengo com 10 adolescentes mortos e agora, as mortes na enchente de São Paulo. Que início de ano… 2019 bem que podia começar de novo e diferente ou tudo isso poderia ter sido evitado se os responsáveis fossem responsáveis.

Eugênio Bezerra

Biografia Jornalista, blogueiro, social media, editor, redator e consultor. Eugênio Bezerra tem mais de 16 anos de atuação na área de comunicação. É conhecedor das rotinas em empresas públicas e privadas, em veículos de comunicação como rádio, TV, portais de Internet, jornais e revistas ou na consultoria, planejamento e execução de serviço de assessoria de imprensa, assim como a organização de eventos, elaboração e acompanhamento de projetos de comunicação integrada.

Descrição O Blog Antenado trás a visão dos jornalistas sobre os mais diversos assuntos da política, cultura, cidades, economia e novas tecnologias.

84 9 9867 1680

todos os blogs