Geral

SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS

Após desabamento, Corpo de Bombeiros informa ter vistoriado mais de 4 mil prédios no RN

Assunto ganhou relevância após desabamento de imóvel em Fortaleza

Por Redação

17 de outubro de 2019 | 10:07

Foto: CBMRN

Na última terça-feira, 15, o desabamento de um prédio de sete andares em Fortaleza, no Ceará, gerou repercussão nacional. Um vídeo circulou na internet mostrando o que seriam os pilares de sustentação do edifício, que estavam sem revestimento e com ferros à mostra. Diante disso, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) divulgou números de vistorias em edificações apenas em 2019.

Entre janeiro e setembro deste ano, os bombeiros potiguares analisou quase 5 mil projetos de edificação e mais de 4,2 mil vistorias. Eles avaliam itens como a existência de extintores e mangueiras de incêndio, sinalização, iluminação e saídas de emergência e outros aspectos voltados para a proteção das pessoas e dos bens materiais.

Segundo o Capitão Daniel Gleidson, analista de projetos do CBMRN, os projetos devem estar de acordo com o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, aprovado no RN em 2017. “Cada tipo de edificação possui exigências de segurança contra incêndio e pânico específicas que variam conforme a área construída, a altura e a destinação de uso do imóvel seja ele, por exemplo, residencial, comercial ou industrial”, explicou Gleidson.

“Os empreendimentos que estiverem de acordo com as normas recebem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) certificando que o empreendimento está de acordo com as normas de segurança”, disse o Capitão. Nos nove primeiros meses deste ano, foram emitidos 1.740 AVCBs em solo potiguar.

Estruturas montadas para shows e outros eventos também são vistoriados. Camarotes, palcos, arquibancadas e similares montados para eventos no Estado também devem ser submetidos à vistoria do Corpo de Bombeiros para receberem o Certificado de Análise, Vistoria e Liberação (CAVL). Neste ano, já foram 1.113 CAVLs emitidos no RN.

 

RECOMENDAMOS

ANOTA AÍ

🎥 [ASSISTA] Programa Nota Potiguar leva usuários a loung do Carnatal

CASA DA CIDADANIA

Prefeitura de São Gonçalo oferece atendimento jurídico

ARTES CÊNICAS

Festival de Teatro Pedro Miranda revela talentos

EDUCAÇÃO

Centro de Educação realiza Feira de Empreendedorismo

FERAS

Sadef é vice-campeã do Brasileiro de Halterofilismo

CAPACITAÇÃO

Unidade Móvel do Senac chega em Carnaubais

NOVA APOSENTADORIA

Reforma da Previdência é promulgada pelo Congresso

POLO INDUSTRIAL

Fiern prestigia inauguração do Cimatec Park na Bahia

comentários