Interior

ALERTA

Areia Branca: Esgoto poderá invadir casas com ligações clandestinas

Caern vai realizar testes estação de tratamento e alerta moradores

Por Redação

15 de abril de 2019 | 17:47

Testes serão realizados na próxima terça-feira (16), na Estação Elevatória de Esgotos (EEE) IV, na cidade de Areia Branca. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) alerta os moradores que retirem ligações clandestinas que tenham feito irregularmente sob risco de ter retorno de esgoto “in natura” para dentro dos seus imóveis.

A EEE fica na rua Desembargador Filgueira, por trás do Hospital e será colocada em funcionamento pela primeira vez com a finalidade de teste e aferição de equipamentos. A tubulação que sai da Estação é pressurizada, ou seja, quando iniciarem os testes, os efluentes são empurrados por alta pressão. Toda ligação irregular que tiver sido feita no Emissário de Recalque (tubulação que saí da Estação Elevatória) será afetada e passará a receber efluentes da Estação. Além do risco de prejuízo em seu imóvel, o morador pode ser multado por danificar o equipamento da Caern ao fazer a ligação de esgoto e por órgão ambiental pelo crime de jogar esgoto em local inapropriado.

A rede pressurizada percorre a rua Desembargador Filgueira, por trás do Hospital, margeia a área conhecida como “vala”, passa pela Travessa São Francisco (Moranguinho) até a rua Florêncio Francisco Silva. A área que pode ser prejudicada fica neste trecho, mas qualquer ligação irregular que tenha sido feita nas redes da Caern está sujeita ao problema.

Os moradores da cidade já receberam visitas da equipe de Educação Ambiental que explicou sobre as obras realizadas no sistema de esgoto. A Companhia só autoriza ligação de esgoto através de comunicados. No caso de Areia Branca não existe liberação por parte da Caern para que os moradores façam suas ligações. Somente com a obra concluída é que será permitida as ligações e informado aos consumidores.

A Caern está testando a obra complementar ao sistema de esgotamento sanitário de Areia Branca. Foram investidos cerca de R$ 1 milhão, representando cerca de 30% do total do território da cidade, beneficiando cerca de 800 imóveis com coleta e tratamento de esgoto. O sistema de esgoto conta com uma Estação de Tratamento, duas Estações Elevatórias de Esgoto e rede coletora de efluentes do tipo condominial.

RECOMENDAMOS

SONDAGEM FIERN

Atividade da construção potiguar reduz queda em maio

LEGISLATIVO

Câmara de Natal encerra votação da LDO 2020

OPERAÇÃO EM MINAS

PF prende assessor do ministro do Turismo

NOITE DE FARRA!

Neymar é flagrado aos beijos com outra modelo

PROPOSTAS DE MODERNIZAÇÃO

Fiern participa de seminário sobre Reforma Tributária

IGUALDADE

Fórum cobra antecipação do 13º de 2019 para todos

OUTRA REALIDADE

Diretoria da Caern recebe salários de até R$ 71 mil

TRÁFICO DE DROGAS

Mourão classifica militar preso como 'mula qualificada'

comentários