Cultura

TALENTO DA CASA

Artista potiguar vence concurso internacional de arte

Pintura "Abraço Solitário" foi a melhor avaliada pelo Artdex

Por Redação

20 de setembro de 2019 | 16:23

“Abraço solitário”. Esse é o nome da pintura que levou o artista potiguar Airton Bruno, de 25 anos, ao topo de um concurso internacional de arte, o 2019 ARTDEX Art Competition. O resultado da competição foi anunciado no início da tarde desta sexta-feira (20). O envio da obra foi feito há cerca de dois meses, quando foi iniciada a etapa de inscrição. A premiação é em dólar.

Concorrendo com pessoas do mundo todo, a lista de vencedores, por exemplo, contou com nomes da Finlândia, Índia, Japão, Estados Unidos e Nigéria, o artista natalense disse que estava otimista sobre o resultado, mas que já estava feliz só em ter participado.

“É uma coisa mundial. A pessoa acredita no próprio trabalho, mas tem muita coisa boa por aí. É algo muito grande. Estava otimista, mas caso não conseguisse, pelo menos eu tinha participado”, relatou ao portalnoar.com.br.

Autodidata, o artista contou que a inspiração para o “Abraço Solitário” partiu de uma fase da vida em que vivia no início deste ano, quando concluiu o trabalho em cerca de duas semanas. “Estava me sentindo muito só. E dentro dessa solidão a gente tem que se encontrar. Encontrar a sua própria companhia, como se eu estivesse me abraçando naquilo, aceitando a solidão de uma forma boa”, contou.

Pintura campeã no 2019 ARTDEX Art Competition (Foto: Cedida)

Airton destacou também que procura mostrar as reações humanas nas suas artes. “Meu trabalho é sempre voltado para o lado humano. Retrato sempre figuras humanas, com traços bem grossos, expressivos, cheios de tinta. Dependendo do que me passa, eu levo para a tela. Vou retratado de acordo com o que me vem”, acrescentou.

Antes dessa disputa, ele já tinha participado de uma competição em um ateliê na Cidade Alta, na zona Leste, e havia ficado em quarto lugar.

Airton Bruno divide o tempo entre a pintura e o designer gráfico. No entanto, faz questão de colocar a pintura como prioridade na vida. “Trabalho há cinco anos com o designer, que me auxilia a ter uma renda a mais. Mas eu coloca a pintura na frente, pois é o que eu realmente gosto”, concluiu.

RECOMENDAMOS

LEI MUNICIPAL

Criança deverá ter contato dos pais para ir a eventos

PROGRAMAÇÃO

2° Passeio histórico na Ribeira acontece neste sábado

NEGÓCIOS DE FAMÍLIA

Cases do RN cativam em evento de empreendedorismo

OPORTUNIDADE

IEL-RN lança edital de processo seletivo

DESASTRE AMBIENTAL

Pesquisadores encontram óleo nos parrachos de Pirangi

ACIDENTE

Avião cai no meio da rua em Belo Horizonte

COMBATE AO SUICÍDIO

Órgãos da Prefeitura de Natal deverão divulgar CVV

CEARÁ-MIRIM

Ronaldo se candidata a prefeito com apoio dos grandes

comentários