Geral

SAÚDE

Atraso na renovação de convênio do Estado compromete funcionamento do Hospital Varela Santiago

Diretor falou com o Portal No Ar nesta quarta-feira

Por Guilherme Arnaud

26 de junho de 2019 | 13:47

Foto: Alberto Leandro/Portal No Ar

O funcionamento integral do Hospital Infantil Varela Santiago está comprometido. Isso porque o convênio entre o hospital e o Governo do Estado ainda não foi renovado.

Em conversa com o PORTAL NO AR, o diretor da casa de saúde, Paulo Xavier, explicou que o acordo ajuda no custeio do Varela Santiago, com a compra de medicamentos, alimentação parenteral e materiais hospitalares em geral.

De acordo com o diretor, o Varela Santiago é o maior hospital filantrópico do país focado na pediatria e que atende exclusivamente pelo Sistema único de Saúde. O custeio do hospital é financiado pelos repasses do SUS, por ajudas e doações da sociedade e da parceria com o Governo Estadual.

O convênio

“O convênio é de R$ 2,3 milhões, que, divididos por 12 meses, dá cento e poucos mil reais, o que não é nada. É uma esmola”, afirmou Xavier.

Segundo o diretor, “o governo passado dividiu em quatro parcelas de R$ 575 mil. Em 2018, pagou a primeira e a segunda parcela. A governadora pagou a terceira no início do ano, o que possibilitou realizar algumas cirurgias. A quarta, pelo que eu vejo, não quer repassar”.

Além disso, Xavier reclama do atraso para a renovação anual do convênio. Ele apontou que o contrato de renovação do acordo está desde janeiro no gabinete de Cipriano Maia, secretário de Saúde do governo de Fátima Bezerra.

Com o atraso na renovação, o diretor alerta que “as grandes cirurgias serão suspensas. Nós não podemos operar as crianças sem pagar aqueles que fornecem a alimentação parenteral”.

O PORTAL NO AR está em contato com o Governo do Estado para repercutir o assunto.

RECOMENDAMOS

POLÍCIA

Carro roubado é recuperado em cidade vizinha ao roubo

GESTÃO

Guamaré será 1a. do RN a tornar processos 100% digitais

INCÊNDIO

Prédio de empresa pega fogo em Natal

DESASTRE AMBIENTAL

Manchas de óleo atingem praia em Pernambuco

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na Câmara, Guardas pedem concurso e Plano de Carreira

TRAGÉDIA

Três bombeiros morrem tentando apagar incêndio em boate

TRÁGICO

Morre menino que o pai roubou dinheiro do tratamento

TESTE DE PACIÊNCIA

Acidente deixa trânsito lento no sentido ZN

comentários