Política

MESMO MODELO

Bolsonaro admite que está se articulando como governo anterior

Presidente credita falhas na articulação política à inexperiência

Por Eduardo Rodrigues e Fabrício de Castro / Estadão Conteúdo

21 de junho de 2019 | 15:10

O presidente da República, Jair Bolsonaro, reconheceu nesta sexta-feira (21), que o governo vinha enfrentando dificuldades na articulação política com o Congresso, mas procurou poupar o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, de críticas. Após ter passado nesta semana a articulação política de Onyx para o general Luiz Eduardo Ramos, que ocupa a Secretaria de Governo, Bolsonaro também reconheceu nesta sexta que teve que retornar ao modelo do governo anterior.

“Quando nós montamos aqui, no primeiro momento, por inexperiência nossa, houve, tivemos algumas mudanças nas funções de cada um que não deram certo”, disse Bolsonaro em entrevista coletiva no Planalto. “Então, em grande parte, retornamos ao que era feito em governo anterior.”

Bolsonaro disse ainda que o governo tinha “problemas na articulação política, sim”, mas garantiu a permanência de Onyx na Casa Civil. Nas mudanças promovidas por Bolsonaro, Onyx passou a ser responsável pela coordenação do Plano de Parceria de Investimentos (PPI), programa responsável pelas concessões de infraestrutura e por tocar privatizações. “Onyx está fortalecido com o PPI”, afirmou.

O novo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, major da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Jorge Antonio de Oliveira Francisco, esclareceu, após o pronunciamento de Bolsonaro, como deve ficar a articulação política do governo agora.

Segundo ele, a Secretaria de Governo, comandada agora por Ramos, fará a articulação do governo para fora. A Casa Civil, do governo para dentro, enquanto a Secretaria Geral vai ficar com a área de gestão.

RECOMENDAMOS

CHEFE DE GOVERNO

Boris Johnson é o novo primeiro-ministro britânico

CLIMA TENSO

Aeroporto expõe tensão de Bolsonaro com políticos do NE

SOBRE DUAS RODAS

Passeio marca o dia do Motociclista em Natal

PASSO DA PÁTRIA

Polícia prende homem por tráfico e posse de munições

ATO PERIGOSO

Vítima toma arma de arma de bandido e evita assalto

HOMENAGEM

Zeca Melo recebe título de cidadão de Caicó

REIVINDICAÇÕES

RN: Categorias paralisam atividades nesta terça-feira

TRANSPORTE DE CARGA

ANTT suspende resolução com novas regras para frete

comentários