Brasil e Mundo

ASSEMBLEIA DA ONU

‘Brasil ressurge depois de estar à beira do socialismo’, diz Bolsonaro na ONU

Presidente ainda mencionou que Brasil não colabora mais com ditadura cubana

Por Gabriel Wainer e Iander Porcella

24 de setembro de 2019 | 12:11

Foto: Reprodução

Em um discurso de aproximadamente meia hora, o presidente Jair Bolsonaro fez sua estreia na Assembleia Geral da ONU sem começar seu pronunciamento focando na questão climática, principalmente no que tange a questão das queimadas na Amazônia. Bolsonaro iniciou sua fala citando que assumiu um País que estava “à beira do socialismo”, fortemente influenciado por Cuba e Venezuela, de acordo com ele.

“Lhes apresento um novo Brasil, que ressurge depois de estar à beira do socialismo” foi a frase escolhida pelo presidente para iniciar o discurso, logo depois dos agradecimentos a Deus por sua vida e de dizer que iria “restabelecer a verdade”.

Bolsonaro ainda mencionou que o Brasil não colabora mais com a ditadura cubana após o cancelamento do programa Mais Médicos, que visava a interiorização de médicos cubanos no País.

O presidente citou, ainda, a Venezuela como exemplo a não ser seguido pelo Brasil. “Outrora democrática, hoje nossos vizinhos venezuelanos experimentam a crueldade do socialismo” que, de acordo com ele, é mantido por agentes do regime cubano que controlam a sociedade local, acrescentando que a história mostra esses agentes infiltrados.

Sobre a situação na Venezuela, Bolsonaro ainda citou que o Brasil trabalha com os Estados Unidos para restabelecer a democracia em solo venezuelano. Finalizando o bloco sobre socialismo de sua fala, o presidente ainda afirmou que o Foro de São Paulo, “organização criminosa criada por Fidel (Castro, ex-presidente de Cuba), Lula (Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil) e Chávez (Hugo Chávez, ex-presidente da Venezuela)”, precisa ser combatido.

RECOMENDAMOS

MOSSORÓ

Hospital Tarcísio Maia receberá R$ 16,5 mi para melhori

ATUALIZAÇÃO

IPTU de 47 mil imóveis terá reajuste em Natal em 2020

DESAFIOS DA INOVAÇÃO

Consultor da Fiern aborda inovação durante CONGESP

PEDIDO NEGADO

Fachin mantém prisão de primeiro condenado na Lava Jato

RESPOSTAS DIVULGADAS

Gabaritos oficiais do Enem já estão disponíveis

HILÁRIO!

Cena de A Usurpadora com Lula e Bolsonaro bomba na web

FOTOGRAFIA EM DESTAQUE

'Natal em Natal' terá duas exposições fotográficas

CRISE AMBIENTAL

Marinha reforça limpeza de óleo com mais um navio

comentários