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Cadeirante espera três horas e não consegue pegar ônibus porque rampa quebra

10 de dezembro de 2019 | 17:30

O paulistano Marcos, de 53 anos, enfrenta diariamente problemas de acessibilidade com o transporte público de Natal. Apesar de estar na capital potiguar apenas há 6 meses, ele conta que prefere não sair muito de casa para não passar por transtornos para se locomover na cidade, como o que aconteceu na noite de ontem (9) quando estava em um ponto de ônibus em frente ao shopping Portugal Center, situado no bairro Lagoa Nova, Zona Sul de Natal. Por volta das 19h o aposentado tentou pegar um ônibus da linha 33A, mas não conseguiu, pois a rampa de acessibilidade emperrou. Além disso, todos os passageiros tiveram que descer e foram realocados para outros ônibus.

Ele relatou que estava há 3 horas tentando ir para casa, mas que os ônibus anteriores estavam superlotados e também com a rampa quebrada.

“As rampas sempre estão quebradas e as empresas não fornecem treinamento para os motoristas. Várias vezes fiquei esperando muito no ponto, hoje estou há 3 horas esperando o ônibus 33A. Natal tem um grande problema com a falta de acessibilidade nas calçadas e a demora dos ônibus”, disse o cadeirante.

 

Rampa emperrada. Foto: Juliana Leal

 

De acordo com o aposentado, o motorista justificou o ocorrido explicando que as rampas são usadas poucas vezes. Marcos também cobrou que as empresas de transporte urbano assegure os direitos dos cadeirantes.

“O motorista disse que usa duas ou três vezes por dia, é claro que usa pouco, os cadeirantes não saem de casa com as rampas dando problema desse jeito. A prefeitura deveria exigir a manutenção das rampas e colocar ordem nas empresas de ônibus. Eles têm que dar o minimo de condições pros cadeirantes”, ressaltou.

Procurada pelo Portal No Ar, a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) tratou o caso como “pontual” e ainda não informou dados sobre acessibilidade no transporte público da capital, nem sobre providências em relação ao mau funcionamento das rampas dos veículos adaptados. Em nota, disse que intensificaria a fiscalização na linha 33A. Confira a nota na íntegra:

 

“A STTU informa que problemas pontuais existem, mas irá intensificar a fiscalização nos veículos da linha reclamada pelo cidadão.”

 

 

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