Política

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Câmara de Natal debate tema da Campanha da Fraternidade

Campanha debate políticas públicas neste ano

Por Redação

17 de maio de 2019 | 13:55

Vereador Franklin Capistrano convocou audiência pública. Foto: Marcelo Barroso

A Câmara Municipal de Natal, através do vereador Franklin Capistrano (PSB), realizou audiência pública com o tema Fraternidade e Políticas Públicas. O tema faz parte da Campanha da Fraternidade 2019. A audiência contou com a presença do Arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom Jaime Vieira, Padre Robério Camilo, representantes da Secretaria de Estado, Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e dos vereadores Raniere Barbosa (Avante) e Divaneide Basílio (PT).

“Todos os anos trazemos para o plenário os temas da Campanha da Fraternidade porque são temas importantes para a sociedade e este ano a campanha trata de fraternidade e políticas públicas, que são questões relacionadas a esta Casa, ao trabalho dos vereadores, questões referentes a todos que são comprometidos com a doutrina social da Igreja”, disse o vereador Franklin Capistrano.

Com o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), a Igreja Católica chama a atenção dos cristãos para o tema das políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática os direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

A vereadora Divaneide Basílio (PT) destacou que debater políticas públicas é importante para saber como elas atingem a população. “Debater políticas públicas é debater o coração de ações para o fortalecimento da população natalense. Esse ano a Campanha da Fraternidade abre o leque com o tema de políticas públicas que são debatidas constantemente na Câmara”, disse Divaneide.

De acordo com o texto da Campanha da Fraternidade 2019, o propósito é “estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais da fraternidade”.

“A Campanha está desenvolvendo um tema bastante atual, é um momento oportuno diante do contexto sócio-político-econômico do país. E o lema é a criação e viabilização de políticas públicas justas porque nem sempre elas são”, comentou Dom Jaime Vieira.

Segundo a coordenadora do setor de política econômica solidária da Sethas, Lidiane Freire, o governo vem desenvolvendo políticas públicas de estruturação de trabalho buscando a superação da desigualdade econômica no estado. “O Projeto Economia Solidária busca uma estruturação social, organização do trabalho com justiça. Nós temos o Sistema Nacional de Emprego (SINE), bancos comunitários, nos empenhamos no fortalecimento do trabalho cooperativo e do artesanato potiguar”, explicou Lidiane.

No RN, o Projeto Economia Solidária tem como finalidade promover ações integradas e articuladas que possibilite a construção de alternativas de geração de emprego e renda para um mil famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, através de ações de capacitação, fomento e organização social, formação de redes de produção e comercialização, geração de finanças solidária, incubação de empreendimentos e assessoria técnica e gerencial para 50 empreendimentos. O Economia Solidária funciona através de uma parceria do Governo do Estado, Sethas, e a Secretaria de Nacional de Economia Solidária vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Durante a audiência foram feitos encaminhamentos para aumentar o controle social das políticas públicas, exibição do filme da Campanha da Fraternidade na programação da TV Câmara Natal, além de colocar em funcionamento a Frente Parlamentar em Defesa da Vida.

RECOMENDAMOS

TECNOLOGIA NO JUDICIÁRIO

Corregedoria do RN adota sistema para eliminar papel

INDÚSTRIA DE BEBIDAS

Fiern participa de Intercâmbio de Lideranças Setoriais

MODERNIZAÇÃO

Justiça do RN inclui processos em sistema eletrônico

LIMINAR

Decisão de Toffoli é usada para derrubar processos

PARCERIA

Natal terá programa para erradicar analfabetismo

CONFIRA

Lista de espera do ProUni já está disponível

OUSADIA NA CRIMINALIDADE

PM apreende adolescentes após arrastão em restaurante

FIM DA LINHA

Acusado de crimes no RN morre em tiroteio com a PM

comentários