Geral

OUTUBRO ROSA

Câmara de Natal oferece exames de mamografia e serviços para mulheres no Outubro Rosa

Programação segue até a próxima quinta-feira (24), confira

Por Redação

21 de outubro de 2019 | 18:01

Ação do Outubro Rosa acontece no estacionamento da Câmara. Foto: Marcelo Barroso/CMNAT

A Câmara Municipal de Natal iniciou nesta segunda-feira (21) uma programação voltada para as mulheres com atividades de cuidado e prevenção ao câncer de mama, dentro das ações do Outubro Rosa. No estacionamento da Casa, a unidade móvel do grupo Reviver está realizando exames de mamografia. Além disso, diversos serviços estão sendo disponibilizados pela Câmara no local, em parceria com empresas e entidades.

O presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PSDB), recepcionou as primeiras mulheres atendidas pela ação e enfatizou a importância da promoção à saúde da mulher. “Durante todo o mês de outubro estamos promovendo ações na Câmara, inclusive com a Frente Parlamentar da Mulher. Agora, esta parceria com o grupo Reviver, que tem trabalho de excelência, permite a realização de exames de mamografias e com uma atenção especial para nossas servidoras. Também estamos oferecendo oficinas e serviços com outros parceiros para a valorização da mulher e da servidora da Câmara”, destacou Paulinho Freire.

A divulgação de informações sobre a prevenção ao câncer de mama é essencial para combater o avanço da doença e aumentar as chances de cura. É o que relembra a sócia fundadora do grupo Reviver, Idaísa Mota. Ela diz que o grupo celebra a parceria com a Câmara que dá exemplo no Outubro Rosa. “Porque com ações assim, quanto mais mulheres tiverem acesso ao exame e se conscientizarem da importância do autoexame, menos mortes teremos. Ficaremos aqui por três dias atendendo a 70 mulheres por dia. O exame deve ser feito em mulheres a partir dos 40 anos ou por meio de requisição médica. Nesta ação nós não estamos solicitando requisição para mulheres nesta faixa, apenas o cartão SUS, documento de identidade e comprovante de residência”, explica Idaísa Mota.

A ação está sendo elogiada pelas mulheres atendidas e representa uma opção mais rápida para aquelas que têm dificuldade de realizar o exame na rede pública. Aos 64 anos, Isayde Matias diz que realiza o exame desde os 42 anos, mas tem dificuldades na rede pública devido a alta demanda. “Por isso achei uma excelente oportunidade aqui, já que ainda precisaria ir ao médico e depois tentar marcar o exame. Estou muito feliz porque já consegui e vou receber meu resultado em 30 dias”, comemora. “Vim cedinho para cá, achei maravilhoso, com uma equipe fantástica e até me emociono com o tratamento que recebi. Fiz amizades, atendimento nota mil. A Câmara está de parabéns e torço para que se repita”, declarou Maria Lucimar Félix, que também realizou o exame e foi atendida nos outros serviços oferecidos.

Programação

Além dos exames de mamografia, a Câmara está promovendo outras ações com parceiros nessa semana. “Temos ações de humanização para nossas servidoras trabalhando também a autoestima porque não adianta trabalhar somente o físico sem o emocional”, destaca a chefe do setor de Qualidade de Vida da Câmara, Jurema Marinho.

A programação conta com distribuição de brindes e serviços de estética, como maquiagem e cuidados da pele realizados pela empresa Mary Kay. Equipes da Faculdade Estácio de Sá realizam atividades educativas, com acolhida e distribuição de cartilha informativa sobre prevenção do câncer. Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) oferece serviços de manicure, corte de cabelo e design de sobrancelhas. Na próxima quinta-feira (24), a Associação Brasileira das Mulheres da Carreira Jurídica (ABMCJ) será responsável pelas palestras direcionadas ao público da campanha e voltadas para temáticas como direitos e garantias das mulheres com câncer.

“É uma semana especial para nossas servidoras e mulheres de todas as regiões de Natal. Dessa forma, essa, que é a Casa do Povo faz a sua parte exercendo a cidadania, numa ação com parceiros que queremos que se repita em outras oportunidades”, destaca o diretor da Escola do Legislativo Wilma de Faria, Rafael Jácome. A Câmara também está arrecadando até a próxima quarta-feira (23), lenços que serão doados ao grupo Reviver para ajudar a melhorar a autoestima de mulheres que estão na luta contra o câncer.

RECOMENDAMOS

LUTO

Ex-piloto de Stock Car morre após acidente aéreo no NE

BANG BANG

Homens são mortos pela PM após série de assaltos na ZN

CASOS DE POLÍCIA

Condenado homem que tentou matar irmão por cerveja

CONGRESSO

Senado pode concluir votação da PEC Paralela à Reforma

PODER

RN será governado pelo vice de Fátima até 4 de dezembro

MEIO AMBIENTE

Em 78 dias, óleo avança e desafia investigação

POLÍCIA CIVIL

Protesto deixa RN com um delegado para 38 cidades

Wordpress Post 1573831158 9739866

comentários