Cotidiano

CONSCIÊNCIA

Camisinha deve ser usada em todas as épocas do ano e evita exposição ao HIV, lembra especialista

73% dos novos casos de HIV no país são registrados em homens

Por Agência do Rádio Mais

17 de março de 2019 | 07:52

Mesmo com o fim das festas do carnaval, a população deve continuar em alerta para as ações de prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (IST). Uma das maneiras de iniciar esse cuidado, é procurar os testes rápidos para detecção do vírus HIV, por exemplo.

Caso você tenha se submetido a algum comportamento de risco, como por exemplo, relação sexual sem preservativo ou compartilhamento de seringas e agulhas, a recomendação é que procure uma Unidade Básica de Saúde para fazer o teste. Ele é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o resultado sai em, média, em 30 minutos.

Para o diretor do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, Gerson Pereira, o teste é fundamental. De acordo com ele, esse procedimento pode evitar o acometimento de diversas doenças.

“Acho que a gente pode fazer o teste não só para o HIV, como para sífilis, como para hepatites, porque sabemos que temos um aumento importante de sífilis e hepatites no país. Porque também temos outras medidas de prevenção importantes, que é a vacinação de hepatites, a gente tem a vacinação de HPV. Então, eu acho que tem que procurar o serviço de saúde não só para fazer o teste, mas trabalhar outras medidas de prevenção, porque o que nós temos hoje é uma proposta de prevenção combinada”, explica.

Gerson Pereira ressalta que o uso da camisinha ainda é a forma mais acessível de evitar as infecções sexualmente transmissíveis. O especialista alerta ainda que, em todo o país, o número de pessoas que vivem com HIV têm aumentado, e 73% dos novos casos são registrados em homens.

Então, em qualquer época do ano, pare, pense e use camisinha. A aids ainda não tem cura, por isso, é importante que você se previna. Conheça todas as formas de prevenção em aids.gov.br.

RECOMENDAMOS

INVESTIGAÇÃO

Polícia pega um dos suspeitos de matar moradora de rua

MODA

Desfile do SENAI fala da comunicação através da moda

LEIA NOTA

Fátima diz que respeita lei que concede 13º a deputados

NOTA DA AL

Deputados têm 13º e 1/3 de férias como todo servidor

RECONHECIMENTO

FIERN recebe prêmios por atuação na educação e cultura

É OURO

Vôlei de praia: Ana Patrícia e Rebecca levam o título

TELECOMUNICAÇÕES

Anatel inicia bloqueio de celulares irregulares no RN

NA LIDERANÇA

América atropela Palmeira fora de casa pelo Estadual

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL