Geral

HERÓIS DOADORES

Campanha de doação de sangue pode salvar 10 mil vidas

Campanha lançada nesta semana segue até 14 de junho, quando será comemora o Dia Internacional do Doador de Sangue

Por Redação

16 de maio de 2019 | 10:16

Foto: Reprodução/Demis Roussos

Lançada oficialmente na última terça-feira (14), na sede da Intertv Cabugi, a campanha sócio-educativa ‘Heróis Doadores’ tem como objetivo salvar 10 mil vidas, estimulando a doação de sangue. Como cada doador pode salvar até quatro vidas, a expectativa da organização do projeto é de conseguir aproximadamente 2,5 mil doadores. Lembrando que uma bolsa de sangue tem entre 400 e 450 ml.

“A campanha ‘Heróis Doadores’ tem como propósito movimentar o sentimento de responsabilidade social e chamar a atenção para a importância de se doar sangue regularmente para salvar vidas. A proposta é alcançar mais de duas mil doações durante o período da campanha”, explica Marcos Arnaud, que coordenada a campanha ao lado dos também diretores, André de Paula e Paulo Suassuna.

A abertura de um espaço no Natal Shopping e o desafio ‘Maratona 24hs’, com academias parceiras, nessa quarta-feira (15), também marcam a largada da campanha, que segue até 14 de junho, quando se comemora o Dia Internacional do Doador de Sangue.

Transporte exclusivo

Para auxiliar na concretização da doação, o projeto contará com transporte exclusivo (vans sinalizadas), que levará os doadores aos hemocentros. “A campanha movimentará diversas tribos colaborativas da cidade, que funcionarão como células influenciadoras. Esporte, Academias, Moto clubes, Jeeps Clubes, torcidas de times de futebol e outras ações de ativação em escolas e empresas”, revela André de Paula.

Em paralelo à ação ‘Maratona 24hs’, uma unidade móvel do Hemonorte vai estar das 9h às 17h no estacionamento externo do Natal Shopping para que a população possa participar ativamente da campanha, doando sangue.

Requisitos para doação

Podem doar sangue pessoas na faixa etária entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos de idade precisam de consentimento do responsável legal), ser saudável, pesar acima de 50 kg, ter dormido seis horas na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial com foto.

Maratona 24 horas

No desafio da ‘Maratona 24 horas’, que faz parte da programação da campanha ‘Heróis Doadores’, integrantes de academias parceiras revezam-se em esteiras instaladas no Natal Shopping. A ação começou nessa quarta (15) e continua nesta quinta-feira (16). A cada quilômetro percorrido, R$ 5,00 serão doados para a AMICO.

“Cada academia terá uma esteira na praça central do shopping. A proposta é que as academias levem equipes para realizar um revezamento e manter a esteira funcionando 24 horas”, explica Paulo Suassuna. “Todos vencem, mas o desafio é conseguir o maior número de quilômetros percorridos”, reforça André.

Outras ações

Além do lançamento oficial da campanha, abertura do espaço no Natal Shopping e Maratona 24hs, estão programadas outras ações até 14 de junho, Dia Internacional do Doador de Sangue. Dia 25 de maio será a vez do ‘Jeep Heroes’, que pretende envolver jeepeiros dos Jeeps Clubes de Natal. O percurso será entre o Natal Shopping e o Hemonortedia; já o ‘Moto Heroes’, passeio com Moto Clubes de Natal, será realizado no dia 1º de junho, pelo mesmo percurso dos Jeeps. “Nesta ação, cada jeepeiro e motociclista deve levar um amigo para doar sangue”, informa Arnaud.

No dia 4 de junho um doadômetro será instalado na loja do ‘Heróis Doadores’, no Natal Shopping, e no dia 8 de junho, ainda seguindo a programação oficial da campanha, será realizada a 1ª Copa Heroes de Futmesa, no Palácio dos Esportes. Em 14 de junho, Dia ‘D’ da campanha, haverá uma festa de encerramento, como o lançamento da Revista Heroes. A campanha ‘Heróis Doadores’ é uma realização da Dois Ponto Cinco – Social Marketing.

Programação ‘Heróis Doadores’

14/05 – Evento de Lançamento
15/05 – Maratona Heroes 24h
16/05 – Maratona Heroes 24h
16/05 – Abertura Loja Heróis Doadores (Natal Shopping)
25/05 – Jeep Heroes
01/06 – Moto Heroes
04/06 – Lançamento Doadômetro
08/06 – 1ª Copa Heroes de Futmesa

RECOMENDAMOS

PALESTRA

Rogério Marinho vai falar sobre Previdência em Natal

PAGAMENTOS

Abono do PIS/Pasep começa a ser pago na próxima quinta

PRISÃO PREVENTIVA

MPCE pede prisão de médico que abusou de pacientes

MAIS PRA FRENTE

Liberação do FGTS é adiada, afirma Lorenzoni

SEGURANÇA

Polícia vai reforçar fiscalização nas rodovias do RN

SÃO JOÃO

"Festa do Sabugo" começa hoje em Parnamirim

OPORTUNIDADES

Sine oferece 150 vagas de emprego em todo RN

PRODUÇÃO ARTESANAL

Quinta-feira marcada por assinatura da Lei do Selo Arte

comentários