Geral

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA

🔊 Campanha quer transformar Natal na capital mais limpa do país

Ação vai recolher lixo das praias da cidade e de mais dois bairros

Por Redação

28 de agosto de 2019 | 15:25

Foto: Divulgação/Prefeitura do Natal

CLIQUE NO PLAY E OUÇA A MATÉRIA:

A Prefeitura de Natal aderiu ao “World Cleanup Day”, ou Dia Mundial da Limpeza. A ação tem como ideia básica a realização de uma limpeza coletiva nos países. A iniciativa teve origem na Estônia, na Europa, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Esse ano, a edição será realizada no dia 21 de setembro. A cidade participa pela segunda vez do evento que é organizado mundialmente. O prefeito Álvaro Dias determinou que as secretarias municipais se integrem ao movimento. O objetivo é que Natal seja destaque se tornando a capital potiguar a mais limpa do país.

As ações em Natal acontecerão no trecho entre a praia de Ponta Negra e da Redinha, com outros dois pontos distribuídos entre os bairros do Alecrim e Cidade Alta. Esses locais serão os principais alvos dessa ação, mas o objetivo é que a mensagem chegue até grande parte da sociedade natalense. Todos podem participar, desde que atentem para o uso de equipamentos e materiais necessários para a coleta do lixo, como também estejam atentos para destinar os resíduos coletados até os pontos oficiais da Urbana, para que esses materiais não tenham um destino inadequado.

Segundo informações da Urbana, diariamente, são coletados, em média, 36 toneladas de resíduos sólidos entre as praias de Ponta Negra e da Redinha, incluindo Via Costeira, Miami, Areia Preta, Praia do Meio e Praia do Forte. O custo operacional para essa limpeza, até 2018, era de quase R$ 600 mil/mês, ou R$ 19 mil/dia. Esses valores incluem mão de obra, transporte e destinação do lixo.

O apoio da Prefeitura de Natal vai envolver o trabalho das Secretarias de Educação (SME), Turismo (Setur), Limpeza Urbana (Urbana), Meio Ambiente (Semurb), Trânsito (STTU), Saúde (SMS) e Comunicação (Secom). A cidade estará mobilizada também com cerca de 6.000 voluntários de ONG’s, associações, estudantes, professores, empresários, profissionais liberais, entre outros.

“A Prefeitura realiza um trabalho profícuo na área de limpeza, num esforço diário muito grande. No entanto, precisamos contar com a mobilização de toda a população e o Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade para que essa mensagem seja divulgada. É muito importante mantermos o meio ambiente limpo para a população e para o futuro da nossa cidade. Temos que transformar a preservação em um hábito, como estamos fazendo, por exemplo, com o desenvolvimento do projeto Planta Natal”, comentou o prefeito, citando o programa que está se encaminhando para plantar 20 mil árvores na capital.

MUNDO
Assim, Natal se integra, mais uma vez, a um processo que se espalhou pelo mundo e atualmente inclui 158 países, que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. Em 2018, mais de 18 milhões de pessoas limparam as cidades simultaneamente, em um único dia (15 de setembro). No Brasil, foram 363 cidades que realizaram a ação, mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.

BRASIL
Este ano, a meta é a mobilização de 1.000 cidades no Brasil e mais de 500 mil voluntários para participarem dos mutirões e de ações educativas ao longo da semana (16 a 21/09). O objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. Município e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações.

ORGANIZAÇÃO
Além dos esforços da Prefeitura de Natal, a ação é realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!” www.letsdoitworld.org. No Brasil, o movimento Let’s do It! Iniciou em 2011 – pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do It! www.limpabrasil.org, e, em 2018 todos os países se uniram para a realização do World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza -www.worldclenupday.org. No Brasil, www.diamundialdalimpeza.com.br conta com a mobilização nacional pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do it! E pela Teoria Verde www.teoriaverde.com.br.

RECOMENDAMOS

PRESENTE DE NATAL

Campanha Papai Noel dos Correios começa nesta semana

DESCASO E ABANDONO

Terreno que abrigava prédio do MP está entregue ao mato

"MEU CARRO-CHEFE FOI A FÉ"

'Estou pronta para voar', diz Heloísa Périssé

ARENA SEBRAE

Sebrae apresenta novas armas para o marketing digital

EM OBRAS

Forte dos Reis Magos está sem data para ser reaberto

CRISE NO PSL

Bolsonaro deve anunciar amanhã saída do PSL

RESPOSTA

Toffoli critica radicalismo: 'Judiciário saberá agir"

INTERNADA NO RIO

Glória Maria passa por cirurgia para retirar tumor

comentários