Geral

FOLIA PACÍFICA

Carnaval em Natal avaliado como tranquilo

Secretaria de Segurança diz que não houve ocorrências de gravidade

Por Redação

7 de março de 2019 | 14:45

Foram seis polos de festa. Na foto, o polo Redinha. Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) avaliou o Carnaval 2019 de Natal como um dos mais tranquilos dos últimos anos. A ação preventiva da Guarda Municipal do Natal (GMN) integrada aos demais órgãos de segurança pública resultou na realização de um carnaval pacífico sem registro de ocorrências de gravidade nos seis polos de folia organizados pela Prefeitura nas áreas de Petrópolis, Ponta Negra, Redinha, Centro Histórico, Cruzeiro e Polo Zona Oeste.

Desde a abertura do Carnaval de Natal até seu término na madrugada desta quarta-feira (6) de cinzas, a Semdes mobilizou diariamente um efetivo superior a 80 guardas municipais por noite. Esses agentes foram empregados no patrulhamento tático móvel e fixo nos locais de acontecimentos dos shows musicais. A medida utilizou ainda exclusivamente nos locais de folia 10 viaturas operacionais e oito motocicletas, além do sistema de câmeras de segurança operado diretamente do Polo Petrópolis por meio do ônibus de videomonitoramento da Guarda Municipal do Natal.

A Semdes de maneira integrada também utilizou todos os grupamentos operacionais da GMN com foco no carnaval, o que ampliou o olhar de segurança do evento, já que em todos os postos táticos da Guarda os agentes estavam ligadas por comunicação de rádio para atuar em qualquer necessidade. Um exemplo foi o trabalho da Ronda da SaúdeS (RondaS), que zelou pela segurança e acesso das pessoas nas unidades médicas coordenadas pela Prefeitura do Natal, principalmente, no Hospital Municipal da capital e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que funcionam em sistema de plantão 24h.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, parabenizou o trabalho sério da Guarda Municipal em prol da segurança do cidadão natalense e das famílias que visitaram Natal e participaram dos diversos shows organizados pela Prefeitura. “A Guarda Municipal foi muito elogiada pela população, pois, integrada as demais instituições de segurança pública, cumpriu sua missão de fazer com que o carnaval de Natal fosse o mais seguro dos últimos anos”, comentou.

Durante toda a festividade o Comando da GMN utilizou, além dos guardas municipais escalados para o serviço ordinário, agentes de folga, que receberam pagamento de horas extras para ampliar o número de guardas patrulhando as ruas e avenidas da capital. “Nossa missão foi cumprida e Natal teve um carnaval de paz”, concluiu o comandante da GMN, Alberfran Grilo.

RECOMENDAMOS

DESISTIU

Bolsonaro não vai mais indicar filho para Embaixada

CONFUSÃO INTERNA

'Guerra das listas' do PSL tem nomes repetidos

SALDO POSITIVO

RN cria 13.344 mil vagas de empregos em setembro

CRISE NO PSL

Delegado Waldir derrota Eduardo e continua líder do PSL

QUE LUTA!

Leonardo comemora 23 anos de casados com a esposa

CAGED

País criou mais de 157 mil empregos formais em setembro

É TRETA

Bolsonaro decide retirar Joice da liderança do governo

GESTÃO DO PETRÓLEO

Fiern convida ministro de Minas para Seminário

comentários