Geral

NEGÓCIOS DE FAMÍLIA

Cases de sucesso potiguares cativam o público durante o maior evento de empreendedorismo familiar do Nordeste

Histórias de empreendedores familiares foram compartilhadas no Workshop das Famílias Empreendedoras 2019

Por Redação

21 de outubro de 2019 | 10:04

Foto: Arquivo Pessoal

O Rio Grande do Norte é repleto de histórias de garra de empreendedores que superaram as dificuldades vivenciadas e alçaram novos voos, ampliando horizontes e direcionando as próximas gerações em negócios familiares. Em 1949, Genival Sarmento de Sá saiu do município de São Paulo do Potengi, no interior do Rio Grande do Norte, para instalar a sua primeira loja no Centro de Natal e, posteriormente, no berço do comércio natalense, o bairro do Alecrim. Como as grandes casas da época, a marca carrega o nome dos fundadores na faixa de entrada: Casa Sarmento.

No início da década de 70, como uma boa empresa familiar, o filho do fundador, Denerval de Sá, ainda jovem, aos 20 anos, começou a atuar nos investimentos e comercializações. Ao longo dos anos, a empresa saiu das variedades para a consolidação em um segmento específico: malas e bagagens, tornando-se, já em 1984, referência na Capital Potiguar. O reconhecimento da população foi, segundo Denerval Júnior, representante da 3ª geração da empresa, um resultado evidente da dedicação constante do seu pai e avô.

“Na época, foram comprando as lojas do mesmo segmento, que estavam em funcionamento próximo à sede, no Alecrim. A iniciativa proporcionava maior amplitude na atuação dos empresários na região”, sinalizou o atual diretor da marca, Denerval Júnior. Além disso, ele destacou que a dupla sempre possuiu visões bastante visionárias, sendo, literalmente, à frente do tempo no qual estava inserida.

A estreia da 3ª geração nas decisões da empresa familiar: Casa Sarmento, foi mais idealizada, pois sempre foi um sonho de Denerval Júnior gerir com maestria, como havia aprendido com seus antecessores, os empreendimentos familiares. “Eu sempre me identifiquei com o segmento de gestão de negócios. Minha vida tem uma inspiração forte neste pilar, com exemplos reais e próximos. Em 1998, quando me formei administrador pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), planejava diversas ações estratégicas que culminariam na expansão ainda mais eficaz da marca”, relembrou.

Foto: Arquivo Pessoal

Um dos marcos foi a definição de públicos e a instalação de lojas nos shoppings potiguares. “O primeiro shopping a receber uma loja da nossa marca foi o Praia Shopping, em 2003, com o objetivo de atender também aos turistas”, apontou. Em 2005, surgiu a nova marca da Casa Sarmento: “Bagagerie”, com a primeira loja instalada no Midway Mall, desde a inauguração do Shopping Center. A partir desta expansão, a empresa passou a atingir todas as classes econômicas e, hoje, a marca possui também a Le Postiche Natal, oferecendo desde os produtos de 1ª linha, renomados nacional e internacionalmente, aos produtos mais populares e acessíveis.

Para o empresário e administrador, a sucessão familiar nos negócios, realizada com muito êxito, fez toda a diferença nos resultados atualmente. “Meu pai, Denerval de Sá, sempre foi muito tranquilo. Acredito que meu avó foi mais duro, mesmo assim compreendo que era outra época, com outras questões e aspectos. Sou bastante realizado e grato ao meu pai, que sempre me deixou muito livre para aprender na prática, no erro e, assim acertar e seguir crescendo”, ressaltou Dernerval Júnior, que compartilhou mais sobre a história de sucessão familiar, em painel de cases de sucesso, no Workshop das Famílias Empreendedoras – Edição 2019.

A programação aconteceu na última quinta-feira (17), com a temática: “Gestão Compartilhada em Família”, no Hotel Holiday Inn Arena das Dunas, com palestrantes experientes em aspectos de gestão, liderança e planejamento empresarial, para fundadores, sucessores, executivos, advogados, contadores e profissionais habilitados no assunto.

RECOMENDAMOS

NEGOCIAÇÃO

Proposta para reforma tributária pode abrir diálogo

EXPOSIÇÃO JURÁSSICA

Museu abre exposição sobre dinossauros da Bacia do RN

ANATEL CONSUMIDOR

Aplicativo da Anatel facilita queixas contra operadoras

NATAL EM NATAL

Árvore de Mirassol será acesa nesta quarta-feira

DOE VIDA

Julinho precisa de sangue para cirurgia cardíaca

VIVI E CHICLETE

Clima esquenta entre Paolla Oliveira e Sergio Guizé

BONECA DROGADA

Polícia prende homens com boneca cheia de drogas

NEGOCIAÇÃO

Devedores do Estado quitaram R$ 35,26 milhões em um ano

comentários