Geral

#TODOSPORBRUNNINHA

Caso Brunninha mobiliza campanha de doação de sangue na AL nesta quarta-feira

Mutirão será das 8h às 14h, em frente à ALRN, na unidade móvel do Hemonorte

Por Redação

2 de abril de 2019 | 15:33

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Associação Amigos do Coração da Criança (Amico) promovem nesta quarta-feira (3) uma ação de doação de sangue para reforçar o estoque do Hemonorte. O ato busca sensibilizar novos doadores para a campanha #TodosPorBrunninha. O mutirão será realizado na unidade móvel de coleta das 8h às 14h. O veículo ficará estacionado na Praça 7 de Setembro, em frente à Casa Legislativa, na Cidade Alta.

Poderão doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que pesam acima de 50kg e que tenham dormido no mínimo 6h na noite anterior. Para aqueles entre 16 e 17 anos, é necessária a autorização ou presença dos pais ou responsável. O doador deve estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas 6 e 12 horas que antecedem a doação, respectivamente, nem ter tomado vacinas nos últimos 40 dias – dentre outros critérios. Para validar a doação, o doador precisa apresentar documento oficial com foto.

É necessário observar também a existência de condições que causam o impedimento definitivo para a doação, como ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade; uso de drogas ilícitas injetáveis; malária; e evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

 

#TodosPorBrunninha

A Brunninha tem 7 anos e aguarda por um coração. A paciente, que tem tipo sanguíneo B negativo, e será transferida para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), em Recife/PE, onde permanecerá à espera do órgão.

Brunna está atualmente internada no Hospital Rio Grande, onde sobrevive com a ajuda de aparelhos em razão de má formação congênita no órgão.

Para o médico Madson Vidal, o transplante é primordial para a vida da menina.

RECOMENDAMOS

SUPREMA CORTE

Celso de Mello deve decidir destino de Lula e Moro

OUSADIA

Dupla invade lanchonete, rouba produtos, mas é presa

SONHO VIVO

América vence xará e segue em busca do acesso à Série C

ESTUDO

Forró pode virar patrimônio imaterial do país

CAMISA 10 EMOCIONADA

Após queda, Marta faz apelo: 'Futebol depende de vocês'

CARREIRA MILITAR

Corpo de Bombeiros da PB anuncia concurso com 10 vagas

ZERO ÁLCOOL

Lei Seca flagra 137 motoristas alcoolizados no RN

SORTEIO JUNINO

Quina de São João pode pagar R$ 140 mi nesta segunda

comentários