Brasil e Mundo

MEDIDA ANTIFRAUDE

Celulares pré-pagos desatualizados estão bloqueados, diz Anatel

Para desbloquear, cliente deve entrar em contato com operadora

Por Agência Brasil

18 de novembro de 2019 | 10:38

Foto: Arquivo/Portal No Ar

Quem tem telefone celular pré-pago e não atualizaram o cadastro após notificação das operadoras está com a linha bloqueada a partir desta segunda-feira (18), segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a Anatel, a medida vale para os clientes do Rio Grande do Norte e de mais 16 estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

A agência informou que menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral. Alertou também que é a última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago, acompanhado pela Anatel.

Segundo a Anatel, o objetivo da iniciativa é assegurar uma base cadastral correta e atualizada, para evitar a ocorrência de fraudes de subscrição (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, assim, ampliar a segurança dos consumidores.

Como atualizar o cadastro

Quem tiver a linha pré-paga bloqueada poderá atualizar os dados cadastrais na sua prestadora pelos canais de atendimento disponíveis como: call center e espaço reservado ao consumidor na internet.

Apessoa deve informar o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário informar o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro.

RECOMENDAMOS

AGENDA CULTURAL

Fim de semana tem espetáculo de Natal e muito samba

ALÉM DO LIMITE

Prefeitura toma material de quiosques de Ponta Negra

OPERAÇÃO HESPÉRIDES

Com ação no RN, PF investiga grupo por negociar ouro

ASSISTA!

Netflix divulga trailer da segunda temporada de You

BATEU A SAUDADE?

Thiaguinho chora ao cantar música que fez pra Fernanda

DIREITO GARANTIDO

Portadores de AIDS podem ter isenção de impostos

ABSURDO

Natal: Policial é atropelado durante blitz da Lei Seca

#NATAL420ANOS

Projeto vai celebrar os 420 anos da capital potiguar

comentários