Interior

FORÇA DAS ÁGUAS

Chuvas deixam abastecimento instável no Médio Oeste potiguar

Bombas na barragem Armando Ribeiro têm sido arrastadas pelas águas

Por Redação

12 de abril de 2019 | 14:50

Bomba na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Divulgação Caern

As chuvas ocorridas na região do Seridó e o aumento da chegada de água na barragem Armando Ribeiro Gonçalves estão afetando o sistema adutor Médio Oeste. A captação deste sistema, que fica no município de Jucurutu, nos últimos dias, tem ficado instável. O conjunto motobomba que capta água dentro da Armando Ribeiro fica sobre um flutuante (plataforma feita de material que flutua na água e que sustenta a bomba) está constantemente sendo retirado do local pelas correntezas no manancial.

A força da água que chega na barragem, oriunda de riachos e mananciais de pequeno porte, danifica o funcionamento do sistema e as descargas elétricas durante chuvas ocorridas na região também interferem no funcionamento do equipamento de captação de água. No dia 7 de abril, a entrada de água na barragem retirou o flutuante do local. O trabalho na captação é complexo pois envolve o resgate de flutuante dentro da barragem com áreas de muita lama e dificuldade de acesso de veículos.

A equipe da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) fez o conserto e no dia 9 de abril foi retomado o abastecimento. Mas na quinta-feira (11), novas chuvas ocorridas no local paralisaram novamente o sistema. Nesta sexta-feira (12), o sistema foi religado. O abastecimento foi retomado para as cidades de Janduís, Patu e Messias Targino. No sábado (14), final da tarde, a água será enviada para as cidades de Triunfo Potiguar, Campo Grande e Paraú, voltando ao sistema de rodízio já conhecido pela população.

RECOMENDAMOS

SONDAGEM FIERN

Atividade da construção potiguar reduz queda em maio

LEGISLATIVO

Câmara de Natal encerra votação da LDO 2020

OPERAÇÃO EM MINAS

PF prende assessor do ministro do Turismo

NOITE DE FARRA!

Neymar é flagrado aos beijos com outra modelo

PROPOSTAS DE MODERNIZAÇÃO

Fiern participa de seminário sobre Reforma Tributária

IGUALDADE

Fórum cobra antecipação do 13º de 2019 para todos

OUTRA REALIDADE

Diretoria da Caern recebe salários de até R$ 71 mil

TRÁFICO DE DROGAS

Mourão classifica militar preso como 'mula qualificada'

comentários