Cotidiano

Consumo sustentável

Como economizar água potável

É preciso procurar formas de diminuirmos o consumo doméstico de água potável para que não falte.

Por Redação

11 de julho de 2019 | 17:45

A água é considerada um recurso natural essencial para a sobrevivência humana e animal. Entretanto, o seu uso indiscriminado seja de forma doméstica ou industrial tem prejudicado os recursos hídricos de água doce que ainda estão disponíveis. Levando isso em consideração, veja como economizar água potável.

Formas de diminuir o consumo de água

Em cidades que não há grandes reservatórios, ou até mesmo em períodos de racionamento, como costumam acontecer no verão. É preciso procurar formas de diminuirmos o consumo doméstico de água potável para que não falte.

Quando for ao banheiro escovar os dentes procure não deixar a torneira aberta, faça isso apenas no momento do enxágue. Repita o mesmo processo quando for lavar as mãos.

Já na hora do banho, o ideal é de que o tempo seja reduzido ao máximo possível – sem enrolação você consegue se lavar por completo e gastando pouca água. A descarga também merece a sua atenção, afinal, o ato de pressioná-la durante seis segundos gera um consumo entre 6 e 10 litros de água.

Uma boa tática para economizar água enquanto lava a louça é ensaboar primeiro todas as peças para que posteriormente você realize o enxágue de uma vez só.

Caso você prefira utilizar a lava louça, o ideal é que você faça isso apenas quando ela atingir a capacidade total, uma vez que esse aparelho tem um consumo quatro vezes maior do que o processo de lavagem que é realizado manualmente.

Essa mesma atitude pode ser utilizada na hora de lavar as roupas. Também é indicado que você realize uma pré-lavagem em uma bacia para facilitar o serviço da máquina de lavar roupa, o que faz com que apenas o ciclo curto da máquina de lavar seja o suficiente.

O que fazer quando falta água?

Quando o abastecimento de água potável é afetado, seja na água da rua acaba ou nos reservatórios das caixas d’água é preciso pensar em uma solução ágil para resolver o problema de abastecimento. O mais indicado para resolver esse problema é contratar o abastecimento de água potável por meio da locação de transporte de água potável.

O serviço de carro pipa realiza o abastecimento de água potável geralmente é contratado por órgãos públicos durante as épocas de racionamento, ou também para municípios que sofrem com a falta de água.

Além do consumo doméstico, ele também serve para abastecer água para piscina, água potável para clubes e água potável para condomínios.

O serviço de locação de caminhão pipa realizado por empresa de caminhão de água também serve para realizar o abastecimento de água potável para lavanderias, água potável para indústrias, água potável para hospitais, e água potável para construtoras.

 

 

RECOMENDAMOS

PREVIDÊNCIA

Fiern defende agilidade na aprovação da reforma

PROGRAMAÇÃO

Memorial relembra 30 anos da Constituição do RN

ADEUS RUIVO!

Marina Ruy Barbosa é mais nova loira do pedaço

DIFICULDADE

CNI: aumenta preocupação com falta de demanda

PARCERIA

Convênio levará serviços do INSS para o RN

PREVENÇÃO

Defesa Civil vai tratar emergências e desastres no RN

RETA FINAL DA SÉRIE C

ABC mantém promoção e jogo terá ingressos a R$ 5

CONTINGENCIAMENTO

Governo bloqueia mais R$ 1,44 bilhão do Orçamento

comentários