Geral

PRIMEIRO TRIMESTRE

Consumo de energia elétrica no RN cresce 2,2%

Classe com maior representatividade no consumo foi a Residencial

Por Redação

13 de abril de 2018 | 07:06

Findo o primeiro trimestre de 2018, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, registrou um crescimento de 2,2% no consumo de energia elétrica no Rio Grande do Norte quando comparado ao mesmo período de 2017.

A classe com maior representatividade no consumo foi a Residencial, que representou 39% da energia entregue pela Distribuidora e fechou o trimestre com uma alta de 2,9%. Dois quesitos contribuíram para a alta nessa classe: o incremento de 27.876 novas unidades consumidoras somado ao crescimento do consumo médio residencial em 0,55%.

A classe comercial também apresentou sinais de melhoras no trimestre, com um crescimento de 3,8%, tendo como principal destaque o avanço no consumo do comércio varejista. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a variação no volume de vendas do comércio varejista foi de 11,2% no acumulado até fevereiro de 2018.

O desempenho positivo de 4,2% na classe rural é reflexo da alta no consumo do setor de aquicultura do estado, que contrastou com o desempenho da agropecuária rural e da agroindústria neste primeiro trimestre de 2018.

A indústria do estado continua reduzindo seu consumo, movimento que começou em 2014 e que persiste em sua trajetória descendente. Cabe destacar o desempenho negativo dos três principais setores consumidores de energia do estado que, juntos, representam 76% da classe industrial: extração de petróleo e gás natural, fabricação de cimentos e têxtil.

O desempenho negativo dessas classes resultou em uma redução no consumo de energia da classe industrial em 1,7% no primeiro trimestre de 2018, quando comparado ao mesmo período de 2017.

As outras classes que englobam o serviço público, a iluminação pública, o poder público e o consumo próprio obtiveram, juntas, um crescimento de 2,9% nesses três primeiros meses do ano.

Confira a tabela:

RECOMENDAMOS

ECONOMIA

Projetos da Coteminas devem gerar 2,5 mil empregos

REFORMADO

Sesc Rio Branco reabre com modernidade para o público

PREVIDÊNCIA

Walter Alves promete apoio aos policiais na reforma

ALERTA

Casos de aids aumentam 141% em Natal

INQUÉRITO CONCLUÍDO

Zaira Cruz foi estuprada antes de ser assassinada

JUSTIÇA DO TRABALHO

TRT suspende decisão que ia contra reforma trabalhista

CATÁLOGO EDUC

Professor cria site para venda de conteúdo educacional

É MENINO OU MENINA?

Tatá Werneck adia exame para saber sexo do bebê

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL