Geral

IMPOSTO

Contribuintes do IPTU das zonas Norte e Oeste têm prazo até 20 de março

Data é para o pagamento da primeira parcela

Por Redação

15 de março de 2019 | 15:28

Os contribuintes do Imposto Territorial Urbano – IPTU, de Natal, com propriedades nas zonas Norte e Oeste da cidade (Grupo II) devem ficar atentos ao calendário. Todos têm até o dia 20 de março, próxima quarta-feira, para pagar a primeira parcela do imposto, ou quitar, à vista, o tributo. O parcelamento pode ser feito em até 10 vezes, com a última parcela vencendo em novembro. Para os proprietários de imóveis do Grupo I (Zonas Sul e Leste), a última parcela vence em outubro deste ano.

A Secretaria Municipal de Tributação – SEMUT já emitiu e distribuiu os carnês para pagamento. No entanto, caso o contribuinte não tenha recebido o documento, ou tenha extraviado o mesmo, é possível emitir os boletos no site da secretaria, no portal da Prefeitura de Natal. Para isso, basta acessar http://natal.rn.gov.br, clicar no quadro “IPTU 2018” e preencher as lacunas com informações do imóvel ou do proprietário. Para ter acesso à mesma página o contribuinte pode ainda ir direto ao endereço eletrônico: https://directa.natal.rn.gov.br/open.do?sys=DIR&a=qxG6rejnY45ft

Os correntistas do Banco do Brasil podem realizar, de forma digital, seus pagamentos. Em todas as plataformas digitais da instituição bancária o contribuinte localiza uma lista com os lançamentos de IPTU e Taxa de Lixo de 2019 dos imóveis de sua propriedade. Ao clicar, será apresentada, no detalhe, cada uma delas sendo informados dados individualizados como: Sequencial, Endereço, Valor do Desconto, Data de Vencimento e Valor a pagar.

Ao acessar a plataforma digital, o contribuinte deve observar as seguintes orientações: Nos Terminais de auto-atendimento: PAGAMENTOS > LISTA DE DÉBITOS > Consulta/Pagamento; no aplicativo para smartphones: PAGAMENTOS > SEM CÓDIGOS DE BARRAS > LISTA DE DEBITOS; Internet Pessoa Física: PAGAMENTOS > LISTA DE DÉBITOS > CONSULTA/PAGAMENTO; Gerenciador Financeiro para Pessoa Jurídica: PAGAMENTOS > SEM CÓDIGOS DE BARRAS > LISTA DE DEBITOS > CONSULTA/PAGAMENTO.

O contribuinte que tiver dúvidas sobre o pagamento pode entrar em contato com a SEMUT através dos telefones: 98786-8208 (este também pelo WhatsApp), 3232-8881, 3232-8882 e 3232-8894. É possível também buscar o atendimento presencial na Secretaria, localizado na rua Açu, 394, Tirol, próximo à Catedral Metropolitana.

TLL e ISS – Autônomo

Os contribuintes que recolhem Taxa de Licença para Localização – TLL ou a Parcela Única do ISS Profissional Autônomo também precisam ficar “de olho” no calendário. Os impostos referentes ao exercício 2019 devem ser pagos da seguinte forma: TLL (27/03/2019), Parcela Única do ISS Profissional Autônomo (27/03/2019) e 1ª Parcela do ISS Profissional Autônomo (27/03/2019).

De acordo com a Portaria nº 019/2019-GS/Semut não há mais o envio de carnês para os contribuintes da TLL, nem os do ISS de Qualquer Natureza. Para a emissão dos Documentos de Arrecadação Municipal (DAM), os contribuintes devem proceder da seguinte forma: I. Acessar o endereço www.natal.rn.gov.br/semut; II. Escolher a opção ISS Autônomo e Taxa de licença, no quadro Carnês 2019 (lado esquerdo da tela) e III. Preencher os campos com a inscrição municipal e CPF (pessoas físicas) ou CNPJ (pessoas jurídicas) e clicar na opção desejada para a impressão dos Documentos de Arrecadação.

RECOMENDAMOS

DESISTIU

Bolsonaro não vai mais indicar filho para Embaixada

CONFUSÃO INTERNA

'Guerra das listas' do PSL tem nomes repetidos

SALDO POSITIVO

RN cria 13.344 mil vagas de empregos em setembro

CRISE NO PSL

Delegado Waldir derrota Eduardo e continua líder do PSL

QUE LUTA!

Leonardo comemora 23 anos de casados com a esposa

CAGED

País criou mais de 157 mil empregos formais em setembro

É TRETA

Bolsonaro decide retirar Joice da liderança do governo

GESTÃO DO PETRÓLEO

Fiern convida ministro de Minas para Seminário

comentários