Cotidiano

EYEFRIENDLY

Dia Mundial da Visão: Restaurante em Natal lança cardápios em braille durante jantar às cegas

Com os olhos vendados, participantes experimentaram novas sensações provocadas pela ausência do sentido da visão

Por Redação

10 de outubro de 2019 | 09:45

Foto: Divulgação

Além da novidade de promover o Jantar às Cegas, o evento realizado nessa quarta-feira (9), no Nemo Sushi, no Natal Shopping, teve projeto lançado para restaurantes terem um cardápio em braile disponibilizado pelas Óticas Diniz. O selo foi batizado de EyeFriendly, criando um duplo sentido entre a sonoridade de “i” (eu em inglês) e a escrita “eye” (olho em inglês), acompanhado da palavra “friendly”, transmitindo uma ideia de amizade e empatia.

A iniciativa do jantar marcou também o Dia Mundial da Visão, um momento transformador não só pelos pratos saboreados, mas principalmente pela experiência proporcionada pela ação das Óticas Diniz em parceria com o Hospital de Olhos do RN. Os participantes experimentaram novas sensações provocadas pelas ausência do sentido da visão, condição característica neste tipo de jantar.

“O selo braille para restaurantes é uma novidade que estamos trazendo. Apesar de sabermos que há uma lei que exige que os estabelecimentos possuam o cardápio em braile, ela não é cumprida à risca. Então esta é uma oportunidade de incentivarmos a inclusão social através da criação do selo EyeFriendly”, conta Flávia Diniz, das Óticas Diniz e uma dos idealizadoras do selo. Além da rede de óticas, o projeto também conta com o apoio do Hospital de Olhos do RN e da Sociedade de Oftalmologia do Rio Grande do Norte – SOERN.

Estiveram presentes ao evento representantes de vários segmentos da sociedade, membros do Ministério Público do RN, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal – CDL, da Sociedade de Oftalmologia do RN, SOERN, da Associação dos Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte, da imprensa local, além de outras empresas parceiras e patrocinadoras do evento.

RECOMENDAMOS

PROJETO SOCIAL

Senac recebe jovens para capacitação em gastronomia

NOVO CAPÍTULO

Desembargador 'suspende' falência da Multdia

SAÚDE

IBGE: 28,5% dos adultos do RN não tem 13 ou mais dentes

'SUÍÇA PERNAMBUCANA'

Sesc RN abre inscrições para passeio a Garanhuns

TUDO NORMAL

Policiais civis suspendem movimento de paralisação

TRAGÉDIA

Avião que caiu em BH deixa três mortos e três feridos

FOGO

Incêndio atinge loja da Ricardo Eletro em Parnamirim

SAÚDE NA TERCEIRA IDADE

Evento aborda envelhecimento saudável em Natal

comentários