Economia

Dinheiro acumulado não mede sucesso empresarial, diz consultor

14 de novembro de 2014 | 17:00

Lucro financeiro não deve ser o foco principal de um empreendimento. O negócio precisa estar baseado em princípios éticos e sociais para ser benquisto perante os consumidores. Quem defende esse ponto de vista é o consultor paranaense Allan Costa, formado pelo programa avançado da Harvard Business School, mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. “Ganhar dinheiro é fundamental, e a principal razão de ser de um empreendimento. Mas uma empresa não pode se basear somente em lucro e retorno financeiros para ter como objetivos. É aí que uma grande empresa se destaca: em função de valores, ética e respeito, quando se torna referência à sociedade”, esclarece.

A ideia foi defendida na Feira do Empreendedor, onde o especialista ministrou a conferência “Como construir uma grande empresa”, na quarta-feira (12). “Quando um indivíduo decide medir o sucesso empresarial em função do dinheiro que acumula durante a vida, pode ser uma escolha muito perigosa”, alertou Allan Costa.

Para Allan Costa, valores éticos também compõem uma grande empresa

Para Allan Costa, valores éticos também compõem uma grande empresa (Foto: Marco Polo Veras/Divulgação)

A programação prevê palestras magnas até o próximo sábado (15) com grandes nomes ligados a várias áreas correlatas ao empreendedorismo. Promovida pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, a Feira do Empreendedor está sendo realizada na área multiuso da Arena das Dunas e deve atrair um público próximo a 20 mil pessoas, em busca de capacitação, ideias de negócios, estratégias empresariais e formalização de empresas.

No evento, Allan Costa falou sobre a diferença entre empresas grandes e grandes empresas, dando algumas dicas para empresários potiguares presentes no auditório da Arena das Dunas e mostrando exemplos de empresas inovadoras bem sucedidas.

O palestrante ilustrou a história de alguns empreendimentos que começaram pequenos e hoje fazem sucesso no mercado. Como o do empresário Cristian Trentin, que em 2011 criou a EcoBike – empresa de serviço delivery por meio de bicicletas que começou em Curitiba e hoje já tem franquias em São Paulo e Porto Alegre. O objetivo do empresário era melhorar o trânsito da cidade e ao mesmo tempo realizar um serviço sustentável. A iniciativa fez tanto sucesso que o jovem figura hoje na lista da revista Forbes como uma das 30 personalidades brasileiras com menos de 30 anos mais influentes do país.

Recomendação

Allan Costa fez algumas recomendações para aqueles empreendedores que almejam alavancar os negócios, tendo um objetivo traçado e sem deixar as ideias seguirem no “piloto automático”, acomodadas às situações. Para o consultor, há três razões que fazem as pequenas empresas obterem vantagens sobre as grandes: a maior facilidade de gerar inovação, a possibilidade de se adaptar às mudanças mais rápido, e as maiores condições de aproveitar as mudanças, visto que uma empresa grande demora a se mexer e mudar objetivos.

Ex-superintendente do Sebrae no Paraná, Costa é fanático por temas relacionados à gestão empresarial e nem durante viagens consegue se distanciar das reflexões que os negócios fomentam. “Gosto sempre de ousar no que faço. Quando viajo sozinho pelo deserto, por exemplo, faço tudo o que uma empresa demanda. Afinal, preciso me antecipar a adversidades e desenvolver habilidades e capacidades que diminuam os riscos que vou correr”, ilustra. Allan Costa também cursou programas de desenvolvimento no INSEAD (França) e na Universidade Católica de Milão (Itália). Atualmente, é Conselheiro de Administração formado pelo IBGC e atuante em grupos empresariais privados.

A programação de palestras magnas segue durante a Feira do Empreendedor e apresenta nesta quinta-feira o tema “Sustentabilidade nos pequenos negócios, oportunidade para os empreendedores”, a partir das 20h no auditório da Arena das Dunas. Nesta sexta-feira (14), é o dia do administrador Fred Alecrim e da especialista em Marketing Martha Gabriel, considerada uma das maiores personalidades globais em marketing digital, apresentarem tendências de negócios e dicas de gestão no mundo digital, respectivamente. As conferências ainda oferecem vagas, e recebem inscrições diretamente no evento a partir das 16h.

RECOMENDAMOS

LUTO

Ex-piloto de Stock Car morre após acidente aéreo no NE

BANG BANG

Homens são mortos pela PM após série de assaltos na ZN

CASOS DE POLÍCIA

Condenado homem que tentou matar irmão por cerveja

CONGRESSO

Senado pode concluir votação da PEC Paralela à Reforma

PODER

RN será governado pelo vice de Fátima até 4 de dezembro

MEIO AMBIENTE

Em 78 dias, óleo avança e desafia investigação

POLÍCIA CIVIL

Protesto deixa RN com um delegado para 38 cidades

Wordpress Post 1573831158 9739866

comentários