Geral

PALESTRA

Educadores de Natal recebem orientações sobre saúde mental nas escolas

Objetivo é conscientizar e instruir os profissionais para lidarem com estas situações

Por Redação

10 de outubro de 2019 | 14:17

A Unidade de Saúde do Parque dos Coqueiros promoveu, nessa quarta-feira (9), uma palestra do projeto Saúde Mental na Escola, na Policlínica Zona Norte. O evento, inserido no Programa Saúde na Escola (PSE), contou com a presença dos educadores da Escola Estadual Professora Ana Júlia Coutinho e teve como objetivo conscientizar e instruir os profissionais da área da educação a lidarem com esses problemas, que são cada vez mais recorrentes entre os jovens e, principalmente, dentro do ambiente acadêmico.

Na palestra, foram abordados temas de grande relevância, como ansiedade e depressão que são os problemas que aparecem com maior frequência entre os estudantes. O projeto teve seu início em 2018 e, desde então, desempenha um papel fundamental em instituições de ensino da capital. O trabalho intersetorial é articulado por representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria de Educação e Cultura (SEEC).

Além da UBS Parque dos Coqueiros, outras unidades da zona Norte de Natal estão vinculadas ao programa e engajadas no projeto voltado para saúde mental. Dentre elas, estão as unidades do Santarém, Santa Catarina, Soledade II, Pedra do Sino, Vale Dourado, Panatis, Potengi e Igapó.

As atividades, que são inseridas dentro do calendário anual escolar incluem palestras, oficinas e visitas de profissionais da saúde. A chefe da atenção básica do distrito Norte II, Lucélia Herculano, afirma que, nessas visitas, os jovens são inseridos em uma roda, de forma lúdica, e são incentivados a interagir. “Mostramos aos jovens o poder da voz. Às vezes, a fala é um facilitador de cura. Falar das ansiedades, das dúvidas e das frustrações pode ajudar aqueles que, até então, sofriam em silêncio”, relata.

Keyvin Perickles, vice-diretor da instituição atendida pela unidade de saúde do Parque dos Coqueiros, reforça a importância do projeto e a necessidade de investimento e atenção voltados para essa causa. “O ser humano é emocional. Precisamos de projetos assim para ajudar os alunos em questões como a autoidentificação. Nessa idade, estão todos muito confusos”, afirma.

 

RECOMENDAMOS

SAÚDE NA TERCEIRA IDADE

Evento aborda envelhecimento saudável em Natal

VEJA DETALHES DA FESTA!

Jennifer Lawrence se casa com Cooke Maroney

LEI MUNICIPAL

Criança deverá ter contato dos pais para ir a eventos

PROGRAMAÇÃO

2° Passeio histórico na Ribeira acontece neste sábado

NEGÓCIOS DE FAMÍLIA

Cases do RN cativam em evento de empreendedorismo

OPORTUNIDADE

IEL-RN lança edital de processo seletivo

DESASTRE AMBIENTAL

Pesquisadores encontram óleo nos parrachos de Pirangi

ACIDENTE

Avião cai no meio da rua em Belo Horizonte

comentários