#DeOlhoNaJogada 10/03/2017 15:29

4G: Verdades e Mentiras

Por admin

Algumas vezes, por assim dizer, mitos surgem e se espalham pela internet como grandes verdades. Antes de ontem ao conversar sobre a qualidade da nossa telefonia móvel, me vi diante de algumas perguntas que eu não sabia, ao certo, se eram verdades ou mentiras sobre as diferenças entre as bandas 3G e 4G. Decidi pesquisar e checar o que de fato procedia.

Sendo uma realidade no Brasil desde 2013, hoje, segundo a Telebrasil, 66,4% da população nacional já pode fazer uso do 4G, disponível em 1.158 dos mais de 5.500 municípios.

Antes de tudo é preciso entender que a principal diferença entre as redes é a velocidade. Enquanto a 3G focou na qualidade das chamadas de voz a 4G foi criada para aprimorar a experiência de dados. Embora nem sempre seja sinônimo de velocidade, pois além de possuir um celular com padrão LTE, o usuário precisa estar numa região coberta pela tecnologia.

Seguem algumas questões levantadas e elucidadas em minha pesquisa:

BATTERY-LOW4G consome mais bateria.MENTIRA

O consumo da bateria também está atrelado à frequência do uso do dispositivo. Usar o celular apenas para chamada de voz consome menos bateria do que ver vídeos, por exemplo. Segundo João Carlos Lopes, professor de engenharia de computação do Instituto Mauá de Tecnologia, com a velocidade da conexão do 4G é possível inclusive gastar menos a bateria: “Uma consulta na internet pelo 3G leva mais tempo do que pelo 4G”.

O sinal do 4G melhora quando o celular está carregando.MENTIRA

Além de não ser recomendada por causa dos riscos de segurança, a conexão do aparelho a uma fonte de energia não traz nenhum ganho a recepção de sinal. O mesmo vale para quem acha que o fone de ouvido melhora o sinal. Não. Eles não trazem ganho para o 4G, mesmo servindo como antena de rádio.

O 4G pode ser mais veloz que a internet fixa.VERDADEgiphy

A rede 4G pode superar a velocidade da internet fixa, dependendo do pacote que você tem em casa ou na empresa. Em locais afastados e de difícil acesso para a chegada de infraestrutura, como em Fernando de Noronha (PE), por exemplo, a rede móvel tem velocidade superior à rede fixa. Esta vantagem só não ocorre quando a internet fixa é entregue por fibra óptica.

Alguns tipos de capas podem interferir no sinal do 4G.VERDADE

Algumas capas de metal ou com acabamento em metálico, por serem condutores de energia, podem atrapalhar a recepção do sinal 4G nos smartphones. Ainda que a interrupção seja pequena, é melhor optar por capas de plástico e sem acabamento em metal.

Qualquer smartphone 4G comprado no exterior funciona no Brasil.MENTIRA

O aparelho precisa ser compatível com a banda utilizada no país. Para checar isso, olhe na caixa do produto se ele é compatível com as bandas 28, 3 e 7.

giphy (1)Posso viajar com meu smartphone 4G que funciona.MENTIRA

Para navegar na rede 4G de outro país, é preciso um aparelho compatível com a frequência do local visitado e um chip da tecnologia de quarta geração. Se você vai viajar e quer saber se seu celular vai funcionar lá fora, cheque a compatibilidade no site Will My Phone Work? (meu celular vai funcionar?).





Fontes: Exame, Telebrasil, Vivo, Magazine Luiza, Uol Tecnologia, TecMundo.
Mica e Beto

Biografia MICHELLY FELIPE: É Diretora de Atendimento e Relacionamento na Quadra Digital. Trabalha com Marketing desde 2001 e diz que é Publicitária desde 2008, de maneira que muita gente já acredita. Trocou a terra da garoa por um bom lugar ao sol na capital potiguar e, pelo que parece, gosta de escrever em terceira pessoa. BETO CANUTO: Formado em Designer Gráfico e Comunicação Social Publicidade e Propaganda, ocupou o cargo de Dir. De Criação em algumas agências de Propaganda em Natal/RN. Nas horas vagas músico, compositor, piadista e sonhador, hoje é Sócio Diretor de Criação e Planejamento na Quadra Digital.

Descrição Tendências, mercado e tecnologia.

todos os blogs

mais lidas