Geral

PREVENÇÃO

Encontro da Defesa Civil vai tratar emergências e desastres no RN

Evento será dias 23 e 24 quando será lançada a plataforma digital

Por Redação

22 de julho de 2019 | 17:00

Defesa Civil do RN em capacitação de agentes municipais em ações de prevenção de desastres naturais. Foto: Divulgação

Gerenciamento de abrigo, Sistema Nacional de Defesa Civil e instalação de abrigo provisório são alguns dos temas abordados durante o I Encontro de Coordenadorias de Defesa Civil. O evento será realizado dias 23 e 24 no Auditório da Governadoria reunindo os coordenadores e técnicos municipais de todo o Estado.

“Vamos trabalhar a questão do gerenciamento das ações de emergência em situação de desabrigamento onde há necessidade de retirada de pessoas de suas residências e destinadas a abrigos”, explicou o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Marcos de Carvalho.

O encontro será realizado das 8h às 17h nos dias 23 e 24 de julho com o palestrante Stenio Sthephanio, psicólogo com especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social e coordenador do Serviço de Emergências e Calamidades Públicas da Secretaria Municipal de Serviço Social (Semtas). A programação também conta com Exposição do Plano de Segurança Hídrica do RN e Programa de Integração do São Francisco com o diretor de Operações e Manutenção da Caern, João Alberto.

Plataforma digital

Durante o encontro, a governadora Fátima Bezerra vai lançar o sistema Conecta RN, ferramenta de gestão que viabiliza a comunicação com as coordenadorias municipais de Defesa Civil. A plataforma digital foi desenvolvida pelo mestrando em Meteorologia da UFRN Darllin de Araújo Caetano. Pioneiro no Brasil, em breve o sistema também poderá ser acessado via smartphone.

Ele integrará os dados de todos os coordenadores municipais, envio de alertas, previsão do tempo, avisos, além de material relativo à Defesa Civil como as legislações do setor.

O Conecta RN possibilitará, sobretudo, o desenvolvimento das ações da Defesa Civil por meio da maior integração com os membros das coordenadorias municipais em tempo real, viabilizando a celeridade na tomada de decisões.

RECOMENDAMOS

CRISE AMBIENTAL

Países usam incêndios para tentar prejudicar o Brasil

CONTRA TOMBAMENTO

Conselho de Turismo quer demolição do Hotel Reis Magos

NOVAS OPÇÕES

RN terá novos voos para o Rio a partir de novembro

PROJETO PILOTO

Mossoró: Petrobras vai investir na primeira infância

'AJUDE O MUNDO'

Madonna manda recado para Bolsonaro pela Amazônia

RECONHECIMENTO

Dois A Engenharia é premiada por obra em parque eólico

PLANEJAMENTO

Antecipar orçamento de reforma pode garantir preços mai

CORTE NAS DESPESAS

Coworking é alternativa para economizar com empresa

comentários