Geral

COMPETIÇÃO

Entenda como funcionam as três competições do Festival SESI de Robótica

Competição vai reunir mais de 1.200 alunos em competição no Rio de Janeiro

Por Redação

15 de março de 2019 | 09:44

Entre os dias 15 e 17 de março, mais de 1.200 estudantes de escolas públicas e particulares vão competir na primeira edição do Festival SESI de Robótica, que tem como tema Em Órbita e acontece no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. Os melhores colocados vão garantir vagas em torneios internacionais nos Estados Unidos, Austrália, Turquia e Líbano.

Esta primeira edição terá 117 equipes de todo o Brasil e, entre elas, cinco representarão as escolas SESI do RN: Galactus (SESI Natal),  Horizon (SESI Zona Norte), Escuderia Prealísios (SESI Zona Norte), Galaxy Forces (SESI Mossoró), e Moon Walkers (SESI Mossoró). Os times se enfrentam em corridas diferentes no sábado (16) e no domingo (17). E claro, o mais veloz vence a competição.

Separados por categorias, os estudantes vão encarar três desafios: o Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, o Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (Desafio tecnológico) e o Torneio SESI F1 in Schools (F1 nas Escolas). Entenda como funcionam:

Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League

O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League é uma competição de exploração científica, voltada para alunos de 9 a 16 anos, que promove o ensino de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM) no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida.

Os times são avaliados em quatro categorias: Projeto de Pesquisa, Desafio do Robô, Design do Robô e Core

Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge

Participam do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge (Desafio tecnológico) equipes formadas por alunos de 15 a 18 anos do ensino médio, com disputas em duplas e individuais.

O robô do FTC tem de cumprir missões, de maneira autônoma e por rádio controle, em uma arena. Mas as equipes não são avaliadas apenas pelos robôs, como também pelo envolvimento com a comunidade. São avaliadas ainda pelo relacionamento com outras equipes e a maneira como levam ciência e tecnologia para o maior número de pessoas.

Torneio SESI F1 nas Escolas

O Torneio SESI F1 nas Escolas (F1 in Schools) é um programa educacional oficialmente vinculado à F1 e que reproduz os desafios da corrida Fórmula 1. Nessa preparação para o mundo profissional, estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a criar uma empresa que funciona como uma escuderia. Eles podem utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar o protótipo de um carro de F1, que deve ter no mínimo 50 gramas.

Com algumas peças feitas em impressoras 3D, o veículo, impulsionado apenas por um cartucho de gás de CO2, participa de uma corrida na pista dos eventos oficiais da disputa. A avaliação, premiação e classificação para a etapa mundial se baseia no resultado de um conjunto de ações incluindo elaboração do plano de negócios, marketing e mídias sociais, apresentação, além do envolvimento em uma ação social relevante.

 

RECOMENDAMOS

CORREÇÃO DOS TEXTOS

Inep libera espelhos da redação do Enem 2018

OCORRÊNCIA

M prende dois e apreende armas e drogas em Ceará-Mirim

GABINETE

Styvenson chamará selecionados "mediante a necessidade"

EVENTO

Senac realiza primeira Semana de Gastronomia em Mossoró

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Alunos do SESI-RN participam de feira científica em SP

ARTES CÊNICAS

Sesc lança 22ª edição do palco giratório

LICITAÇÕES FRAUDULENTAS

Empresários são condenados por desvio de recursos no RN

NATAL

Tarifa da frota de ônibus mais velha do País pode subir

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL