Esportes

Esporte leva jovens do interior a ganharem bolsas em escola de Natal

22 de setembro de 2019 | 08:59

Em comum eles têm a paixão pelo futsal e o sonho de ingressarem na seleção brasileira. Sabem que a Educação é o passaporte para o futuro, mas no caso da maioria destes jovens de 15 a 17 anos, foi a boa atuação no futsal que abriu as portas para uma bolsa de estudos em Natal. Vindos do interior do Rio Grande do Norte – sete dos nove atletas -, estes meninos deixaram suas casas e a escola em suas cidades para fazer o ensino médio na capital.

Frederyco Marks, Diógenes Oliveira, Marcos Deivid, João Victor, Vitor Cauã, Jandir Clebson, Ryan Geimerson, Eberty Jhononson e Rubens da Silva formam o time de futsal comandado pelo técnico Magnus Adriano. Deste grupo, apenas Ryan e Jandyr são de Natal. Deivid foi o primeiro a chegar à cidade em 2016. Ele veio de Macau, a 186km da capital. Depois que disputou o campeonato regional foi descoberto pelo técnico e recebeu o convite para ingressar no time. “Gostei muito da proposta. Pensei no meu futuro e vim para a cidade grande. Aqui a escola é mais forte e tenho mais oportunidades”, diz o jovem.

João Victor morava em Carnaúba dos Dantas, há quatro horas de Natal. Ele estudava em uma escola estadual e treinava futsal. Na final dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs) em 2016 enfrentou seu atual colégio e acabou ganhando uma bolsa de estudos para jogar no time adversário. “Foi uma oportunidade nova, vim do interior sozinho, meus pais não tinham como se mudar. O ensino particular pesou muito na minha escolha”, conta o atleta que participa pela quarta vez dos JEJs.

A história de Rubens já é um pouco diferente. Seu talento no futsal proporcionou uma nova vida para ele e a mãe. Eles se mudaram há quatro anos. “Nós já queríamos vir para Natal para melhorar de vida. A proposta do técnico só acabou acelerando nossos sonhos. A estrutura do interior, a escola pública e as condições de vida eram um empecilho para melhorarmos de vida. Está bem melhor aqui”, conta o jovem.

Para o técnico Magnus Adriano, o convite para jogar em Natal é uma oportunidade para estes jovens mudarem de vida. “Muitos vieram do sertão, sem perspectiva nenhuma de futuro. Daqui a cinco anos estariam em festas, não dariam continuidade aos estudos e muitos poderiam até cair no vício. O futsal foi a maneira de mudar isso, de serem cidadãos, pessoas de bem. Já passaram por mim muitos atletas que hoje são médicos, professores, engenheiros e outros que seguiram na carreira esportiva. É muito gratificante vê-los construir suas trajetórias e conquistar uma vida melhor”, diz Adriano.

O time do Colégio Encanto jogou na manhã de hoje contra o Colégio Integral, da Bahia, no ginásio do DED. O time de Natal fechou o placar em 3 a 2 com gols de Deivid, Frederyco e Jandir. Neste domingo, dia 22, eles enfrentam o Instituto Bom Pastor, do Maranhão.

RECOMENDAMOS

Wordpress Post 1579305006 029158

What History Homework Help Is - and What it Is Not

Oxidation may be explained because the break down of tissue or organ cells, or some compound reaction that is utilized to induce chemical modifications.

The Vista School

Things You Should Know About Dissertation Help Humanities

What You Need to Do About Research Paper Writing Service

Research Paper Assignment for Dummies

The Best Way To Perform Success and Wealth With Kesler Science Log-in

comentários