Geral

MANUTENÇÃO DA HISTÓRIA

Estados Unidos tem interesse em fortalecer o acervo do Museu da Rampa

Diplomata estadunidense se reuniu com senador Jean Paul Prates nessa quarta

Por Redação

14 de março de 2019 | 12:04

Foto: Reprodução

O encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, William Popp, disse nesta quarta-feira (13) que o país norte-americano tem interesse em fortalecer o Museu da Rampa e o acervo da Fundação Rampa, em Natal. Ele esteve reunido com o senador do Rio Grande do Norte Jean Paul Prates (PT) na sede da embaixada, em Brasília.

Popp ainda informou que nos dias 27 e 28 de março uma equipe do consulado dos EUA que fica em Recife/PE visitará Natal. “Queremos colaborar com o projeto e buscar formas de atrair o público americano e brasileiro”, disse.

O senador Jean Paul Prates falou sobre a importância de incentivar a visitação e fortalecimento dos museus sobre a 2ª Guerra Mundial. Ele ressaltou que Brasil e EUA possuem acervos de grande valor histórico e cultural. “Precisamos fortalecer o intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos, além de fomentar o turismo entre os dois países”.

William Popp e Jean Paul Prates se reuniram nessa quarta (13) – Foto: Divulgação

Brasil e Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial

O acervo da Fundação Rampa contém registros e conta sobre a relação entre Brasil e Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial. A cidade de Natal ficou conhecida como “O Trampolim da Vitória”, por servir de ponto de apoio e abastecimento para forças militares estadunidenses durante o conflito.

Todos os anos, a Fundação Rampa relembra e encena o encontro do presidente brasileiro Getúlio Vargas com o estadunidense Franklin Delano Roosevelt, ocorrido em 1943. Os dois chefes de Estado circularam pela cidade e assinaram acordos entre o Brasil e os Estados Unidos.

Fundação Rampa

A Fundação Rampa foi criada em 2001 com intuito de preservar as edificações da antiga base de hidroaviões do início da década de 40, durante a 2ª Grande Guerra e que também abrigou uma estação de passageiros da Pan Am. Popularmente, um dos prédios ficou conhecido como Rampa, em alusão a rampa de concreto utilizada para a retirada das aeronaves das águas do rio Potengi.

 

RECOMENDAMOS

ALFABETIZAÇÃO

SESI Mossoró fecha parceria na área de educação

INVESTIGAÇÃO

Polícia pega um dos suspeitos de matar moradora de rua

MODA

Desfile do SENAI fala da comunicação através da moda

LEIA NOTA

Fátima diz que respeita lei que concede 13º a deputados

NOTA DA AL

Deputados têm 13º e 1/3 de férias como todo servidor

RECONHECIMENTO

FIERN recebe prêmios por atuação na educação e cultura

É OURO

Vôlei de praia: Ana Patrícia e Rebecca levam o título

TELECOMUNICAÇÕES

Anatel inicia bloqueio de celulares irregulares no RN

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL