Lazer

RADIOATIVIDADE

Estudantes da UFRN lançam programa para ajudar na preparação para o Enem 2019

Quadro será transmitido na Rádio Universitária e ficará disponível na internet

Por Redação

19 de setembro de 2019 | 12:08

Foto: Arquivo/Portal No Ar

Com o objetivo de ajudar estudantes potiguares na reta final para o Enem 2019, a rádio Universitária FM lançará nesta sexta-feira, 20, a segunda temporada do quadro RADIOAtividade!. O projeto vai usar o humor como ferramenta pedagógica, em bate-papos rápidos com professores convidados sobre temas que podem aparecer no Exame Nacional do Ensino Médio.

A segunda fornada contará com oito episódios e o conteúdo, gratuito, irá ao ar sempre às sextas-feiras, no Programa das Seis, mas também poderá ser conferido no podcast RADIOatividade!, disponível nas plataformas digitais Spotify, Google Podcasts, Anchor, Breaker e RadioPublic.

A novidade da segunda temporada são os episódios de filosofia e sociologia, que entram no lugar de física e química. Também estão programados bate-papos sobre história, geografia, português, matemática, inglês e biologia. “A nossa ideia é abordar alguns dos ‘temas quentes’ do Enem. Tudo de forma bem descontraída, claro. Sem dúvida, o humor é um importante aliado no aprendizado, dentro e fora da sala de aula. Então, por que não aprender sorrindo?”, detalha o apresentador do quadro, Matteus Fernandes.

Outra novidade para esta temporada são as perguntas dos ouvintes. Elas serão lidas pelo apresentador do quadro e respondidas pelos professores. O podcast usa a ‘comédia pastelão’ como gancho para as perguntas, mas também recorre ao humor inteligente. A inspiração vem do próprio Enem, que conta com questões fáceis, médias e difíceis. Também simulando as provas, as conversas do  RADIOatividade! são interdisciplinares.

“O quadro foi pensado para que as matérias conversem entre si, simulando o que acontece, de fato, no dia da prova. Os ‘adjetivos pátrios’, por exemplo, podem ser abordados nas provas de português e geografia. Então, nós ‘amarramos’ as perguntas sempre que possível”, explica o comentarista P.H Dias.

O RADIOatividade! também tem inspiração no Stand Up Comedy e nas esquetes radiofônicas, um espaço privilegiado para a improvisação e não linearidade. “Cada pergunta é uma piada! Acabou? Passamos pra próxima. A ideia é que o quadro tenha ritmo próprio, seja rápido, intenso. No fim, nosso desejo é que o todo seja maior que a soma das partes. Aliás, acho que isso é Aristóteles! Repare a interdisciplinaridade aparecendo aqui”, afirma o comentarista Júnior Lins.

SERVIÇO

O quê: 2 ª temporada do quadro RADIOatividade!;
Quando: a partir de 20 de setembro;
Onde: – Rádio Universitária Natal (88,9 MHz), às 18h, no Programa das Seis;
– Aplicativo da Rádio Universitária (disponível no Google Play);
– Plataformas de podcast: Anchor, Google Podcasts, Spotify, Breaker e RadioPublic.

RECOMENDAMOS

ENCONTRO DE ÍCONES

Maisa vai ao Mais Você na Globo e bomba na web

PROJETO SOCIAL

Senac recebe jovens para capacitação em gastronomia

NOVO CAPÍTULO

Desembargador 'suspende' falência da Multdia

SAÚDE

IBGE: 28,5% dos adultos do RN não tem 13 ou mais dentes

'SUÍÇA PERNAMBUCANA'

Sesc RN abre inscrições para passeio a Garanhuns

TUDO NORMAL

Policiais civis suspendem movimento de paralisação

TRAGÉDIA

Avião que caiu em BH deixa três mortos e três feridos

FOGO

Incêndio atinge loja da Ricardo Eletro em Parnamirim

comentários