Cultura

VIDA DE ARTE

Exposição “passeia” pelos 45 anos de arte do potiguar Vatenor

Exposição será aberta no dia 24 na Funcarte

Por Redação

14 de outubro de 2019 | 16:21

Pintor se notabilizou por retratar os cajus junto ao público potiguar. Divulgação

Um dos artistas potiguares mais originais e festejados está completando 45 anos de estrada. E para comemorar esta data, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult/Funcarte) recebe no próximo dia 24 de outubro a exposição “Vatenor, 45 anos de Arte”. O coquetel de abertura acontece às 19h, na Galeria Newton Navarro, na sede da Funcarte, com entrada franca.

Vatenor de Oliveira nasceu em Natal, em 1953. Trocou a carreira de fuzileiro naval pelos pincéis e foi para o Rio de Janeiro, na década de 1970, participando de exposições coletivas e salões. Ao longo de uma carreira brilhante, Vatenor realizou 32 exposições individuais, no Brasil e no exterior, ganhando elogios da crítica e o reconhecimento do público.

Ícone da Arte Naif no Rio Grande do Norte, Vatenor morou durante quase duas décadas no Rio de Janeiro e dois anos em Nova York onde participou de exposições coletivas e individuais, convivendo com grandes artistas como o escultor americano Mel Eduard, a poeta Jane Cortez, o pintor brasileiro Ricardo Oliveira e um dos pioneiros da contra-cultura americana, Allen Gisberg.

Em 1988, em Paris, participou de exposição na Galeria Debret, sendo hóspede do casal Sebastião e Leila Salgado. De volta a Natal após mais de três décadas de sucesso no Brasil e exterior, Vatenor assumiu o Núcleo de Artes Plásticas e o Departamento de Atividades Culturais da Capitania das Artes por 9 anos, dirigiu a Pinacoteca do Estado e o Departamento de Patrimônio Cultural da Funcarte, além da Fortaleza dos Reis Magos.

Na exposição que será aberta no dia 24, Vatenor passeia por toda sua obra, sua experiência nacional e internacional e receberá amigos e fãs de várias gerações.

Serviço

VATENOR 45 ANOS DE ARTE

Dia: 24 de outubro

Local: Galeria Newton Navarro (Funcarte)

Horário: 19h

Entrada franca

RECOMENDAMOS

EVENTO

Fenacam 2019 começa nesta terça (12) em Natal

COMOÇÃO

Anitta ajuda menino que estudou em tablet de loja

PLANO DIRETOR NO AR

Plano Diretor volta a ser debatido na Câmara

SR E SRª ROSADO A BORDO

Empresários potiguares embarcam na luxuosa festa de lançamento do navio Grandiosa, na Alemanha

BOCA FECHADA

Polícia acaba com ponto de venda de drogas em Mãe Luíza

IRONIA

Alcolumbre sugere Constituinte para prisão 2ª instância

CONECTE SUS

SUS quer usar inteligência artificial em atendimentos

RENEGOCIAÇÃO

Procon Natal promoverá mutirão virtual de renegociação

comentários