Geral

CATTLEYA GRANULOSA

Fátima oficializa a nova flor símbolo do Rio Grande do Norte; veja qual

Governadora sancionou decreto da ALRN para tornar orquídea símbolo estadual

Por Redação

17 de maio de 2019 | 09:30

Foto: Reprodução

Em sanção a um decreto da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra tornou a orquídea Cattleya Granulosa flor símbolo do estado. A decisão foi publicada nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial do Estado como Lei nº 10.508.

Além de sancionar o novo símbolo, Fátima também instituiu a Semana Estadual de Conservação, Valorização e Preservação da flor, a ser realizada todos os anos na última semana do mês de agosto, em todo o território do RN.

Outra providência dada pela governadora foi a de que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, o Idema, promoverá ações de divulgação da flor símbolo em seus documentos oficiais, bem como fomentar ou realizar eventos que conservem, valorizem e preservem a orquídea e realizar o envolvimento, nos meios de comunicação, sobre a importância da preservação da flor.

O Idema também fica autorizado a realizar convênios e termos de colaboração ou fomento com entidades para o cumprimento das atividades determinadas a ele.

No Twitter, a equipe da governadora publicou sobre a planta. “O pesquisador Édison Antônio visitou a Governadora e trouxe de presente um exemplar da orquídea Cattleya granulosa lindley, uma espécime rara, que existe em profusão no RN”.

Foto: Demis Roussos/Reprodução/Twitter

Sobre a Cattleya Granulosa

O novo símbolo do Rio Grande do Norte é uma espécie nativa do nordeste brasileiro, com mas que tem maior concentração no estado potiguar. As dunas das restingas são ideais para o desenvolvimento da planta, sendo encontrada nas matas da região litorânea, desde a costa até aproximadamente 200km continente adentro.

O nome ‘Cattleya’ foi dado pelo colecionador de plantas inglês John Prescott, que recebeu uma muda da flor de seu primo horticultor William Cattley, e decidiu homenagear o parente. Já a palavra ‘granulosa’ é derivada do latim e significa “em forma de grão”, referência às pintas presentes na planta.

Foto: Demis Roussos/Reprodução/Twitter

Foto: Demis Roussos/Reprodução/Twitter

RECOMENDAMOS

CRÍTICAS

Bolsonaro volta a defender fim dos radares

FIERN

Atividade da construção potiguar segue em dificuldades

LEVANTAMENTO DA FOLIA

Fecomércio divulga resultados do Carnaval em Parnamirim

SONDAGEM FIERN

Atividade industrial potiguar cai pelo 5° mês seguido

Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil

Morre menina queimada em vazamento de duto

SERIDÓ SEGURO

RN: Polícia prende 5 envolvidos com tráfico e mortes

COMENTÁRIOS NEGATIVOS

Paula Fernandes rebate críticas de Juntos e Shallow Now

ESPETÁCULO

Mossoró inicia montagem do cenário do "Chuva de Balas"

comentários