Geral

CATTLEYA GRANULOSA

Fátima oficializa a nova flor símbolo do Rio Grande do Norte; veja qual

Governadora sancionou decreto da ALRN para tornar orquídea símbolo estadual

Por Redação

17 de maio de 2019 | 09:30

Foto: Reprodução

Em sanção a um decreto da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra tornou a orquídea Cattleya Granulosa flor símbolo do estado. A decisão foi publicada nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial do Estado como Lei nº 10.508.

Além de sancionar o novo símbolo, Fátima também instituiu a Semana Estadual de Conservação, Valorização e Preservação da flor, a ser realizada todos os anos na última semana do mês de agosto, em todo o território do RN.

Outra providência dada pela governadora foi a de que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, o Idema, promoverá ações de divulgação da flor símbolo em seus documentos oficiais, bem como fomentar ou realizar eventos que conservem, valorizem e preservem a orquídea e realizar o envolvimento, nos meios de comunicação, sobre a importância da preservação da flor.

O Idema também fica autorizado a realizar convênios e termos de colaboração ou fomento com entidades para o cumprimento das atividades determinadas a ele.

No Twitter, a equipe da governadora publicou sobre a planta. “O pesquisador Édison Antônio visitou a Governadora e trouxe de presente um exemplar da orquídea Cattleya granulosa lindley, uma espécime rara, que existe em profusão no RN”.

Foto: Demis Roussos/Reprodução/Twitter

Sobre a Cattleya Granulosa

O novo símbolo do Rio Grande do Norte é uma espécie nativa do nordeste brasileiro, com mas que tem maior concentração no estado potiguar. As dunas das restingas são ideais para o desenvolvimento da planta, sendo encontrada nas matas da região litorânea, desde a costa até aproximadamente 200km continente adentro.

O nome ‘Cattleya’ foi dado pelo colecionador de plantas inglês John Prescott, que recebeu uma muda da flor de seu primo horticultor William Cattley, e decidiu homenagear o parente. Já a palavra ‘granulosa’ é derivada do latim e significa “em forma de grão”, referência às pintas presentes na planta.

Foto: Demis Roussos/Reprodução/Twitter

Foto: Demis Roussos/Reprodução/Twitter

RECOMENDAMOS

TECNOLOGIA NO JUDICIÁRIO

Corregedoria do RN adota sistema para eliminar papel

INDÚSTRIA DE BEBIDAS

Fiern participa de Intercâmbio de Lideranças Setoriais

MODERNIZAÇÃO

Justiça do RN inclui processos em sistema eletrônico

LIMINAR

Decisão de Toffoli é usada para derrubar processos

PARCERIA

Natal terá programa para erradicar analfabetismo

CONFIRA

Lista de espera do ProUni já está disponível

OUSADIA NA CRIMINALIDADE

PM apreende adolescentes após arrastão em restaurante

FIM DA LINHA

Acusado de crimes no RN morre em tiroteio com a PM

comentários