Sem categoria 26/05/2013 05:46

Curso ensina como pagar menos impostos

Por admin

Os empresários precisam participar mais diretamente do processo de gestão tributária de seus negócios. Essa é uma das orientações do curso “Como pagar menos tributos?”, promovido em todo o país pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com federações e sindicatos industriais.
O objetivo do programa é fortalecer a representação empresarial e incentivar o associativismo.

De acordo com Vicente Sevilha, consultor do PDA, é arriscado os empresários não se envolverem com a gestão tributária, pois os custos com tributos estão entre os maiores das empresas. Chegam a quase 40% do faturamento.
“Em geral, empresários e gestores acham que basta um bom contador para lidar bem com tributos. Mas esses profissionais podem deixar passar oportunidades de fazer um bom planejamento tributário”, destaca. “A solução é que os empresários estejam atualizados com as regras tributárias”.
O objetivo do curso não é tornar o empresário um especialista em tributos, mas possibilitar que ele compreenda melhor o sistema tributário para que possa identificar oportunidades de reduzir legalmente o ônus dos impostos.
O curso mostra como funciona cada um dos três principais regimes tributários que as empresas podem adotar: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. “Ao sair do curso, o empresário sabe o que fazer para identificar qual o melhor regime tributário para o seu negócio”, afirma Sevilha.
O consultor diz que um erro que as empresas costumam cometer é copiar o que outras empresas fazem. “Nisso existem muitas armadilhas. Muitas empresas estão no modelo tributário errado e pagam mais impostos por isso”, alerta.
Deu no Portal da CNI
Ricardo Rosado

Descrição Diretor do Portal No Ar e Repórter do Fatorrrh.

todos os blogs