Economia

CRESCIMENTO INDUSTRIAL

Faturamento da indústria aumenta 1,3%, informa pesquisa da CNI

É o quinto mês consecutivo de alta do indicador que registra um crescimento de 3,5% em relação a outubro de 2018.

Por Redação

2 de dezembro de 2019 | 17:42

Foto: Divulgação/Fiern

O faturamento da indústria brasileira cresceu 1,3% em outubro na comparação com setembro, na série livre de influências sazonais. Foi o quinto mês consecutivo de crescimento do indicador que registra uma alta de 3,5% em relação a outubro do ano passado. As informações são da pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta segunda-feira (2), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a pesquisa, a utilização da capacidade instalada avançou 0,1 ponto percentual em relação a setembro e alcançou 78% em outubro, na série livre de influências sazonais. O indicador é 0,5 ponto percentual maior do que o registrado no mesmo mês de 2018. As horas trabalhadas na produção tiveram pequena queda de 0,1% em outubro frente a setembro, na série dessazonalizada e estão 0,1% maiores do que a do mesmo mês do ano passado.

A melhora dos indicadores de produção ainda não repercute no mercado de trabalho. O emprego ficou estável, a massa real de salários caiu 0,7% e o rendimento médio real do trabalhador recuou 0,3% em outubro frente a setembro, nas séries livres de influências sazonais. Na comparação com outubro de 2018, o emprego registra queda de 0,3%, a massa real de salários tem retração de 1,9% e o rendimento médio do trabalhador encolheu 1,6%.

BOA NOTÍCIA – “A série da altas do faturamento é uma excelente notícia, pois abre caminho para uma recuperação mais forte da atividade e até mesmo do emprego nos próximos meses. A expansão do faturamento é resultado do aumento da demanda, que vem proporcionando o ajuste dos estoques da indústria. A expectativa é que esse aumento da demanda se mantenha e passe a exercer influência cada vez maior na atividade industrial”, diz o economista da CNI Marcelo Azevedo.

RECOMENDAMOS

PRESIDENTE

Bolsonaro faz procedimento para retirar lesões de pele

MOTORES DO DESENVOLVIMENTO

Gestão da Produção e Petróleo serão debatidos na Fiern

LIMPEZA

Praias do Litoral Sul recebem novas lixeiras

NOVOS SHOWS

Prefeitura anuncia novos shows no Natal em Natal 2019

ECONOMIA

São Gonçalo terá projeto Cidade Empreendedora

NOVAS OCUPAÇÕES

Aumento do trabalho autônomo está relacionado a apps

DINHEIRO EXTRA

Saiba se você terá direito ao saque de R$ 998 no FGTS

RECURSOS

PC entrega à DHPP mais de R$ 180 mil em materiais

comentários