Economia

Faturamento real da indústria cai 2,2% em maio

1 de julho de 2019 | 16:00

O faturamento, as horas trabalhadas na produção e o emprego na indústria caíram em maio frente a abril. A utilização da capacidade instalada, a massa real de salários e o rendimento médio do trabalhador apresentaram pequenas altas no período. “A indústria continua mostrando dificuldades em sustentar uma sequência de dados positivos”, informam os Indicadores Industriais, divulgados nesta segunda-feira (1º) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

“A indústria está sem forças para iniciar uma trajetória de recuperação. Está à espera de um fato externo, como a aprovação da reforma da Previdência e outras reformas para retomar a atividade”, afirma o gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

Depois da alta de 3,1% em abril, o faturamento real recuou 2,2% em maio frente ao mês anterior, na série mensal com ajuste sazonal.  “O faturamento real continua alternando resultados positivos e negativos há praticamente um ano. Como as quedas superam as altas, a tendência é de queda”, avalia a CNI. Entre janeiro e maio deste ano, o faturamento real subiu 1,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.  As horas trabalhadas na produção caíram 0,2% em maio frente a abril, na série dessazonalizada, e continuam no mesmo patamar desde o início de 2018.

O nível de utilização da capacidade instalada subiu 0,3% em relação a abril e alcançou 78,1% em maio, na série dessazonalizada. Foi o segundo aumento consecutivo do indicador.

 

MERCADO DE TRABALHO – De acordo com a pesquisa, o emprego teve leve queda de 0,2% em maio frente a abril. “O indicador segue praticamente estagnado, sem variações relevantes desde o fim do primeiro semestre de 2017”, informa a CNI.

A massa real de salários aumentou 0,4% e o rendimento dos trabalhadores da indústria subiu 0,5% em maio na comparação com o mês anterior, também na série com ajuste sazonal. Mesmo com o segundo aumento consecutivo, a massa real de salários está 0,8% menor do que a registrada em maio de 2018. O rendimento médio do trabalhador, que registrou o terceiro aumento seguido, é 0,5% inferior ao de maio do ano passado.

RECOMENDAMOS

Thoughts on Ucla Data Science in Step by Step Order

Wordpress Post 1579305006 029158

What History Homework Help Is - and What it Is Not

Oxidation may be explained because the break down of tissue or organ cells, or some compound reaction that is utilized to induce chemical modifications.

The Vista School

Things You Should Know About Dissertation Help Humanities

What You Need to Do About Research Paper Writing Service

Research Paper Assignment for Dummies

comentários