Portal no AR https://portalnoar.com.br Só mais um site WordPress Tue, 26 Mar 2019 17:21:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.10 Sesc Rio Branco reabre as portas com modernidade e acessibilidade para o público https://portalnoar.com.br/sesc-rio-branco-reabre-as-portas-com-modernidade-e-acessibilidade-para-o-publico/ https://portalnoar.com.br/sesc-rio-branco-reabre-as-portas-com-modernidade-e-acessibilidade-para-o-publico/#respond Tue, 26 Mar 2019 17:13:03 +0000 http://portalnoar.com.br/?p=407010 A nova unidade do Sesc da Avenida Rio Branco, no bairro de Cidade Alta, em Natal, foi reaberta para o público nesta terça-feira, 26, após 20 meses de reforma. O prédio agora conta com espaços modernos, aconchegantes e bem equipados, além de acessibilidade para deficientes físicos.

O presidente da Fecomércio/RN, que administra o Sesc, Marcelo Queiroz, esteve presente na reabertura e destacou as qualidades do local. “Essa unidade foi fundada em 1978 e precisava, realmente, de adaptar a acessibilidade. Em 41 anos, passamos por duas pequenas reformas, então resolvemos fazer uma reforma que mexesse com toda a unidade, trazendo mais conforto e segurança para nossos comerciários, que o nosso alvo principal”.

“O restaurante terá capacidade de receber mil pessoas por dia, com alimentação balanceada, acompanhada por nutricionista, bem como opções fit e vegana, além de diversos espaços para convivência”, completou Queiroz.

Restaurante conta com opções para todos os gostos

A principal novidade é o restaurante self-service, que funciona de segunda à sexta, das 11h às 14, com diversas opções para os mais diversos paladares e preços acessíveis. O refeitório tem previsão de receber cerca de mil pessoas diariamente, além de ter um espaço externo com vista para o Rio Potengi.

 

Sala multiuso

Agora a unidade também conta com biblioteca, que tem espaços para estudos e possibilidade de consulta e empréstimo de mais de 9 mil livros dos mais diversos temas e autores.

Assim como o restaurante, o espaço para eventos tem um deck externo com visão panorâmica do Potengi e capacidade para 350 pessoas. A sala multiuso tem capacidade para cerca de 30 pessoas e pode ser usada para aulas, workshops e demais usos coletivos.

Espaço para eventos com capacidade para 350 pessoas

O Sesc

O Sesc é uma entidade sem fins lucrativos, criada e mantida por empresários do Comércio de Bens, Serviços e Turismo para promover o bem-estar e melhoria da qualidade de vida dos associados. No Rio Grande do Norte, tem um total de 13 unidades com serviços e atividades em educação, saúde, cultura, lazer e assistência para os associados.

Têm direito a se associar empregados de bares, restaurantes, lojas, imobiliárias, hotéis, postos de gasolina, supermercados, escolas e faculdades particulares, hospitais e consultórios particulares, emissoras de rádio e televisão, como também escritórios de prestação de serviço. O Sesc ainda concede cadastro para conveniados e para o público em geral.

No RN, o público pode se associar nas Centrais de Relacionamento das unidades Zona Norte, Potilândia, Macaíba, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Caicó e Mossoró, levando os documentos necessários e pagando uma taxa anual que varia de R$ 7 a R$ 38.

]]>
https://portalnoar.com.br/sesc-rio-branco-reabre-as-portas-com-modernidade-e-acessibilidade-para-o-publico/feed/ 0
Em reunião sobre reforma da Previdência, Walter Alves promete apoiar policiais https://portalnoar.com.br/em-reuniao-sobre-reforma-da-previdencia-walter-alves-promete-apoiar-policiais/ https://portalnoar.com.br/em-reuniao-sobre-reforma-da-previdencia-walter-alves-promete-apoiar-policiais/#respond Tue, 26 Mar 2019 16:25:40 +0000 http://portalnoar.com.br/?p=407006 O deputado federal Walter Alves (MDB), em encontro sobre a ‘Reforma da Previdência’, prometeu apoiar os policiais. A reunião do parlamentar foi com o Sindicato dos Servidores do Departamento de Polícia Federal do Rio Grande do Norte (Sinpef-RN), José Antônio Aquino, e com representantes de entidades que compõem a União dos Policiais do Brasil (UPB).

“O deputado Walter Alves foi bastante solícito às reivindicações dos policiais. Ele afirmou que irá se inteirar mais sobre o tema e que sempre estará à disposição dos representantes das categorias dos policiais para tratar de temas relacionados à segurança pública”, destacou Aquino.

O presidente do Sinpef-RN ainda afirmou que a reunião foi bastante proveitosa, uma vez que foi “uma excelente oportunidade de se apresentar as várias peculiaridades da atividade policial que precisam ser levadas em conta quando do estabelecimento de regras para a previdência dos operadores de segurança pública”.

Esta foi a segunda vez que as categorias se reúnem com representantes potiguares no Congresso Nacional. Na semana passada, o Sinpef-RN e a UPB estiveram com o deputado federal Rafael Motta (PSB), que também prometeu apoio aos policiais.

]]>
https://portalnoar.com.br/em-reuniao-sobre-reforma-da-previdencia-walter-alves-promete-apoiar-policiais/feed/ 0
Casos de aids aumentam 141% em Natal https://portalnoar.com.br/casos-de-aids-aumentam-141-em-natal/ https://portalnoar.com.br/casos-de-aids-aumentam-141-em-natal/#respond Tue, 26 Mar 2019 16:12:02 +0000 http://portalnoar.com.br/?p=407004 A taxa de detecção de casos de aids em Natal saltou de 13,2 para cada grupo de 100 mil habitantes, em 2006; para 31,9, no ano de 2017. Ou seja, o aumento foi de 141%.

Os números informados pelo Ministério da Saúde foram revelados, nesta terça-feira (26), pelo jornalista Dinarte Assunção. Nacionalmente, houve leve queda no número de casos. A taxa do Brasil era de 19,9% em 2006 e de 18,3% em 2017.

No Nordeste, Natal teve o maior crescimento entre 2006 e 2017 em um comparativo com todas as capitais da região.

Confira:

Natal de 13,2 para 31,9, aumento de 141%

Aracaju de 16 para 27,4, aumento de 71%

Maceió, de 18,8 para 31,3, aumento de 66%

São Luís de 29,6 para 47,6, aumento de 60%

João Pessoa de 17,4 para 25,8, aumento de 48%

Teresina de 19 para 27,7, aumento de 45%

Fortaleza de 20,5 para 27,1, aumento de 32%

Salvador, de 23,1 para 24,9, aumento de 7%

Recife, de 35,7 para 36,9, aumento de 3%

 

]]>
https://portalnoar.com.br/casos-de-aids-aumentam-141-em-natal/feed/ 0
Zaira Cruz foi estuprada antes de ser assassinada, confirma delegado https://portalnoar.com.br/zaira-cruz-foi-estuprada-antes-de-ser-assassinada-confirma-delegado/ https://portalnoar.com.br/zaira-cruz-foi-estuprada-antes-de-ser-assassinada-confirma-delegado/#respond Tue, 26 Mar 2019 14:53:40 +0000 http://portalnoar.com.br/?p=407002 Vítima de feminicídio, Zaira Cruz, de 22 anos, foi estuprada antes de ser assassinada. Assim, o delegado de Caicó, Leonardo Germano, encerrou o inquérito sobre o caso ocorrido no dia 2 de março, no começo das festividades do Carnaval da cidade, que é um dos eventos mais tradicionais do estado. Apontado pela Polícia Civil como autor dos crimes, Pedro Inácio Araújo de Maria, de 36, que é sargento da Polícia Militar, está preso desde o último dia 15.

De acordo com o delegado, Zaira foi vítima de dois estupros cometidos pelo homem. O primeiro foi em agosto de 2018. Ela não denunciou, mas compartilhou à época com pessoas próximas a ela. De acordo com a apuração, na ocasião, Pedro Inácio tentou manter relação sexual, sem uso de preservativo. Diante da negativa dela, ele a violentou.

O último estupro aconteceu na noite em que a jovem foi assassinada.  “No dia 02 de março de 2019, Zaira Cruz encontra-se com Pedro Inácio no carnaval de Caicó. Ele fica com a vítima, dentro de um veículo, entre 2h14 e 3h da madrugada. Neste lapso temporal, Pedro Inácio tenta ter relação sexual com a universitária, porém ela nega. Diante da negativa de Zaira, ele a estupra e depois decide matá-la”, detalhou o delegado.

 

]]>
https://portalnoar.com.br/zaira-cruz-foi-estuprada-antes-de-ser-assassinada-confirma-delegado/feed/ 0
TRT-RN suspende decisão que contrariava reforma trabalhista https://portalnoar.com.br/trt-rn-suspende-decisao-que-contrariava-reforma-trabalhista/ https://portalnoar.com.br/trt-rn-suspende-decisao-que-contrariava-reforma-trabalhista/#respond Tue, 26 Mar 2019 14:32:48 +0000 http://portalnoar.com.br/?p=407001 O desembargador José Barbosa Filho acatou pedido da Petrobrás contra decisão da 9ª Vara do Trabalho de Natal que determinou desconto em folha de pagamento dos trabalhadores filiados ao Sindipreto/RN para contribuição sindical.

A empresa alegou a constitucionalidade dos dispositivos da Reforma Trabalhista que tornaram facultativo o recolhimento da contribuição sindical.

De acordo com a decisão do desembargador, com a Reforma Trabalhista, a cobrança da contribuição sindical passou a depender de autorização prévia e expressa dos integrantes das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais.

“Desde então, o Tribunal Superior do Trabalho vem determinando a suspensão das ordens de recolhimento de contribuição sindical dos empregados sindicalizados, ou não”, explicou o magistrado.

Além do TST, segundo José Barbosa Filho, o novo dispositivo também foi questionado em diversas ações perante o Superior Tribunal Federal, “tendo prevalecido o entendimento de que o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical não ofende a Constituição Federal, uma vez que ninguém é obrigado a se filiar ou a se manter filiado a uma entidade sindical”.

Sobre a edição da Medida Provisória nº 873, de 01.03.2019, José Barbosa Filho esclareceu que “foi vedada a possibilidade de retenção pelo empregador da contribuição sindical”, sendo agora feita, somente com autorização prévia e expressa dos trabalhadores, e “exclusivamente por meio de boleto bancário ou equivalente eletrônico”, informou.

Dessa forma, seguindo os precedentes do TRT-RN, do TST e do STF que “conferem legalidade à decisão de os empregadores não reterem e recolherem a contribuição sindical de seus empregados” e também quanto ao perigo de dano, o desembargador José Barbosa Filho concedeu a tutela de urgência ao pedido da Petrobrás para suspender a ordem de recolhimento da contribuição sindical proferida na Ação Civil Pública nº 0000189-77.2019.5.21.0009 até o julgamento final da ação ou do processo principal.

]]>
https://portalnoar.com.br/trt-rn-suspende-decisao-que-contrariava-reforma-trabalhista/feed/ 0
Professor de Natal cria plataforma para vendas de conteúdos educacionais https://portalnoar.com.br/professor-de-natal-cria-plataforma-para-vendas-de-conteudos-educacionais/ https://portalnoar.com.br/professor-de-natal-cria-plataforma-para-vendas-de-conteudos-educacionais/#respond Tue, 26 Mar 2019 14:15:20 +0000 http://portalnoar.com.br/?p=406997 Uma ferramenta que busca estimular o empreendedorismo na educação está sendo lançada neste mês em Natal. Criado pelo professor Rosemberg Ramalho, o Catálogo Educ é uma plataforma digital que permite que professores, escritores e palestrantes de diversas áreas de ensino divulguem e comercializem trabalhos autorais em meios audiovisuais e escritos.

Para publicar as produções no catálogo, os interessados podem se cadastrar gratuitamente no site. O trabalho de aquisição e seleção do material se baseará em critérios específicos, considerando as obras como pedagógicas e didaticamente propícias aos processos de ensino e aprendizagem.

Na plataforma, estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Superior terão acesso a um catálogo no qual poderão adquirir conteúdos das diversas áreas do conhecimento, escolhidos de acordo com interessem nível de ensino e autores específicos.

O Catálogo Educ é uma nova ferramenta que busca transmissão de conhecimento, aproximando autores do público alvo de forma moderna, com autonomia e valorização das produções intelectuais.

]]>
https://portalnoar.com.br/professor-de-natal-cria-plataforma-para-vendas-de-conteudos-educacionais/feed/ 0
Devido a enjoos, Tatá Werneck adia exame para saber sexo do bebê https://portalnoar.com.br/devido-a-enjoos-tata-werneck-adia-exame-para-saber-sexo-do-bebe/ https://portalnoar.com.br/devido-a-enjoos-tata-werneck-adia-exame-para-saber-sexo-do-bebe/#respond Tue, 26 Mar 2019 14:01:38 +0000 http://portalnoar.com.br/?p=406996 Tatá Werneck estava prestes a saber o sexo do bebê que está gerando, mas os enjoos constantes a impediram de realizar o teste. A apresentadora contou, na noite desta segunda-feira, 25, que faria um exame de sangue para isso.

No Twitter, uma internauta perguntou se o bebê era menino mesmo, conforme a intuição já declarada pela apresentadora. “Não sei ainda. Ia fazer o exame hoje mas passei mal. Vou tentar fazer amanhã, aí demora sei lá quanto tempo. Mas desde já tô cag*** com a agulha”, respondeu Tatá.

Outra pessoa tentou tranquilizá-la e disse que ultrassom para saber o sexo do bebê não exige uso de agulha. “Mas o exame para saber o sexo antes das sei lá quantas semanas é de sangue”, informou ela.

Nesta segunda-feira, dia 25, Tatá Werneck revelou que sofre de hiperêmese gravídica, mesma condição que afetou Kate Middleton durante as três gestações da duquesa de Cambridge. O quadro é caracterizado por náuseas e vômitos constantes, independente de a mulher ter se alimentado ou não.

]]>
https://portalnoar.com.br/devido-a-enjoos-tata-werneck-adia-exame-para-saber-sexo-do-bebe/feed/ 0
Projeto do Corpo de Bombeiros do RN já distribuiu leite materno para 900 mães em 2019 https://portalnoar.com.br/projeto-do-corpo-de-bombeiros-do-rn-ja-distribuiu-leite-materno-para-900-maes-em-2019/ https://portalnoar.com.br/projeto-do-corpo-de-bombeiros-do-rn-ja-distribuiu-leite-materno-para-900-maes-em-2019/#respond Tue, 26 Mar 2019 13:59:31 +0000 http://portalnoar.com.br/?p=406988 O programa “Bombeiro Amigo do Peito”, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN), tem como objetivo diminuir a mortalidade infantil e alimentar crianças recém nascidas desnutridas ou portadoras de deficiências físicas, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar. Somente nos primeiros dois meses de 2019, o projeto já realizou 551 atendimentos de coleta de leite.

Os atendimentos resultaram em 744,6 litros de leite materno distribuídos para 900 mães em toda a região metropolitana de Natal, onde fica o 1º Grupamento de Bombeiros do estado.

Criado em 2002 pelo CBMRN, o programa conta com atuação de militares do serviço operacional de saúde da corporação e enfermeiros ligados a Coordenadoria do Banco de Leite. Esses agentes fazem coletas diariamente do leite materno de mães doadoras e distribui pelos bancos de leite cadastrados, que são a Maternidade Escola Januário Cicco e os Hospitais Santa Catarina e Coronel Pedro Germano (Hospital da Polícia).

Nos bancos, o leite é pasteurizado e distribuído com segurança para as maternidades públicas e privadas do RN.

O Major João Eduardo, coordenador do Bombeiro Amigo do Peito, destaca a importância do leite materno e do programa. “O leite materno é insubstituível e nenhuma fórmula industrializada é capaz de fornecer os mesmos nutrientes, por isso a falta dele compromete a recuperação dos bebês. Nossa Corporação sente-se honrada em poder ajudar mães e crianças que necessitam desse leite”.

Visitas para doações

Das 7h às 18h de segunda à sexta-feira, a Coordenadoria do Banco de Leite do RN realiza visitas agendadas pelos telefones 0800 722 2400 ou 3215-5957. O contato com a seção do CBMRN que coordena o programa é feito pelo 3232-6644, também de segunda à sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

]]>
https://portalnoar.com.br/projeto-do-corpo-de-bombeiros-do-rn-ja-distribuiu-leite-materno-para-900-maes-em-2019/feed/ 0
Sergio Moro estuda diminuir imposto sobre cigarro https://portalnoar.com.br/sergio-moro-estuda-diminuir-imposto-sobre-cigarro/ https://portalnoar.com.br/sergio-moro-estuda-diminuir-imposto-sobre-cigarro/#respond Tue, 26 Mar 2019 13:42:52 +0000 http://portalnoar.com.br/?p=406987 O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, criou grupo de trabalho (GT) “para avaliar a conveniência e oportunidade da redução da tributação de cigarros fabricados no Brasil, e, assim, diminuir o consumo de cigarros estrangeiros de baixa qualidade, o contrabando e os riscos à saúde dele decorrentes”. A portaria com a decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 26.

Segundo o ato, representantes da Polícia Federal, Secretaria Nacional do Consumidor e Assessoria Especial de Assuntos Legislativos, órgãos do Ministério da Justiça, irão integrar o grupo. Ainda serão convidados a compor a equipe representantes dos ministérios da Economia e da Saúde.

“O GT poderá convidar pesquisadores e especialistas para participarem ou assessorarem o grupo, quando necessários para o cumprimento de sua finalidade”, cita a portaria. “O GT será provisoriamente presidido pelo representante da Polícia Federal e, depois de completo, pelo membro escolhido pelo próprio grupo de trabalho”, acrescenta.

O grupo produzirá estudos sobre a tributação de cigarros fabricados no Brasil e propostas de melhorias à política fiscal e tributária do setor, incluindo medidas para a redução do consumo de cigarros estrangeiros de baixa qualidade e contrabandeados, que, segundo a pasta, já ocupam ilegalmente parte significativa do mercado brasileiro, com danos à arrecadação tributária e à saúde pública.

Também faz parte do material a ser elaborado proposta de alterações ou edição de normas necessárias para a efetiva aplicação das ações sugeridas. O relatório final dos trabalhos deverá ser entregue ao ministro Moro no prazo de 90 dias.

]]>
https://portalnoar.com.br/sergio-moro-estuda-diminuir-imposto-sobre-cigarro/feed/ 0
Petrobras vai fixar preço do diesel para caminhoneiros https://portalnoar.com.br/petrobras-vai-fixar-preco-do-diesel-para-caminhoneiros/ https://portalnoar.com.br/petrobras-vai-fixar-preco-do-diesel-para-caminhoneiros/#respond Tue, 26 Mar 2019 13:26:11 +0000 http://portalnoar.com.br/?p=406982 A Petrobras e a BR Distribuidora estão desenvolvendo uma nova forma de pagamento para caminhoneiros que deve reduzir a constante mudança dos preços dos combustíveis. As empresas anunciaram que trabalham na criação de um cartão de pagamentos “que viabilizará a compra por caminhoneiros de litros de diesel a preço fixo nos postos com a bandeira BR”. O chamado “Cartão Caminhoneiro” será destinado aos autônomos e proprietários de frotas de caminhões.

“O diferencial que se busca é oferecer uma opção aos diversos públicos, que poderá auxiliar na gestão do risco da flutuação de preços ao consumidor”, cita o anúncio da BR Distribuidora. O cartão ainda está em desenvolvimento e as empresas acreditam que será concluído nos próximos 90 dias.

A nova forma de pagamento para proteger caminhoneiros das oscilações de preço foi anunciada ao mesmo tempo em que a diretoria executiva da Petrobras divulgou, na manhã desta terça-feira, 26, a alteração na periodicidade de reajuste nos preços do diesel nas refinarias, que, a partir de agora, serão atualizados por períodos não inferiores a 15 dias.

]]>
https://portalnoar.com.br/petrobras-vai-fixar-preco-do-diesel-para-caminhoneiros/feed/ 0