Interior

FENECITI

Feira de negócios abordará Ciência, Tecnologia e Inovação e promete evento inovador em Caicó

Evento ainda conta com programação musical para todos os gostos

Por Redação

11 de junho de 2019 | 10:41

Foto: Arquivo/Portal NoAr

O município de Caicó está na expectativa de sediar, nos próximos dias, a 1ª edição da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (Feneciti). O evento, que acontece nos dias 14 e 15 de junho na Ilha de Sant’Ana, traz um conceito inovador de feira de negócios para o RN, inserindo ciência e tecnologia, aproximando a Academia do setor empresarial e incluindo uma programação cultural diversificada.

“Tenho certeza que muita gente vai se surpreender positivamente com o que o Rio Grande do Norte está produzindo em todos os sentidos”, declarou o secretário Jaime Calado, titular da pasta de Desenvolvimento Econômico do RN. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) é idealizadora da Feneciti e trabalha em parceria com a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL) para execução da Feira, além de contar com o apoio da CDL-Caicó nesta edição de estreia. Outras duas edições da Feneciti estão previstas para acontecer ainda este ano, em diferentes regiões do estado.

Ao todo, 100 estandes irão compor a Feira. Além dos expositores, patrocinadores, estarão presentes secretarias de Estado e órgãos que apoiam o evento com soluções e serviços. A rápida comercialização dos estandes, já esgotados, é um indicativo de sucesso da Feira, confirmando a presença de expositores do comércio, indústria e serviços do RN.

“A Indústria tem destaque no Seridó, terra de um povo empreendedor” enfatiza Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern). “A produção de bonés é destaque nacional; as oficinas de costura são propulsoras do Pró-Sertão; temos diversos outros casos de sucesso, como a indústria de alimentos, a mineração, a produção de energias renováveis e as cerâmicas. A Feira certamente será um espaço para potencializar os negócios regionais e gerar rede de contatos”, complementa o presidente.

A Fiern irá apresentar um ambiente de inovação, através da Unidade Móvel de Informática do Senai-RN, com a realização de minicursos voltados para a Indústria 4.0 e apresentação de Impressora 3D com aplicações em diversas áreas, especialmente na indústria. A programação também contará com ações de cidadania na Unidade Móvel de Saúde do Sesi-RN.

No Espaço Inovação, destaca-se a presença das instituições de ensino técnico e superior, que irão aproximar o público das novas tecnologias desenvolvidas no Estado, além de trazer propostas na área gerencial e pesquisas acadêmicas que podem apoiar as empresas locais. O IFRN, por exemplo, irá apresentar um projeto de moda para pessoas com necessidades especiais. As roupas, desenvolvidas pelos alunos do curso de Moda do campus de Caicó, são direcionadas a pessoas que fazem uso de bolsa de colostomia, pessoas com incontinência urinária e mulheres que fizeram mastectomia, pensadas para a discrição e conforto dos usuários. A UFRN e Uern também farão parte da Feira.

Uma das atividades mais aguardadas pelos empreendedores é o Networking Day, promovido pelo SEBRAE, que promove a aproximação entre empresas para geração de futuros negócios e troca de experiências. De acordo com Pedro Medeiros, gerente do escritório regional do Sebrae em Caicó, o Networking Day, possibilita negociações entre empresas ofertantes que tem interesse em ampliar seu mercado de atuação e empresas que buscam produtos regionais. “A Feneciti é uma feira com ambiente propício para que isso aconteça de forma efetiva”, destaca.

Além de realizador da Feneciti, o Governo do Estado também participa do evento através das secretarias e órgãos de administração direta e indireta, prestando serviços e fornecendo informações ao público. O Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/RN) estará oferecendo orientações sobre requisitos de segurança nos produtos certificados pelo Inmetro, com objetivo de garantir a segurança e a saúde da população; a Caern fará atendimento ao público, oferecendo negociação de débitos e realizando trabalho de conscientização ambiental; o Cehab estará fornecendo informações e serviços de regularização fundiária; a Secretaria de Tributação irá apresentar a Nota Potiguar; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico irá orientar os empresários, apresentando os programas de incentivo do Governo para fomentar o crescimento e geração de empregos no Estado. No total, serão 10 secretarias de Estado e cerca de 30 instituições trabalhando para oferecer os melhores serviços aos expositores, ao público empreendedor e visitantes locais.

Facilitação ao Crédito

Um dos grandes objetivo da Feira é trazer opções de crédito para os investidores, levando as operadoras para perto do empresariado local. É o caso do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que irá apresentar O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste – FNE Sol. O programa, lançado em 2016, visa contribuir com a sustentabilidade ambiental da matriz energética da Região Nordeste. O financiamento pode ser destinado a projetos residenciais, negócios urbanos e rurais.

A Agência de Fomento do Estado (AGN) também estará presente divulgando suas linhas de microcrédito. Os financiamentos da Agência são direcionados aos micro e pequenos empreendedores formais ou informais. O interessado passa por um processo de análise de crédito e é capacitado com para o empreendedorismo e gestão sustentável dos recursos. Para a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia, o microcrédito é uma ferramenta para a expansão e criação de novos negócios e, por isso, é fundamental a participação da Agência na Feira. “A realização de feiras como a Fenecitié fundamental para criar uma cultura empreendedora com o fornecimento de informação, acesso a serviços e a produtos que possam auxiliar do desenvolvimento de novos negócios e crescimento de outros existentes. Será a primeira de muitas a serem realizadas em nosso estado”, afirmou a diretora-presidente.

Programação Cultural e Ação Cidadã

Paralela à agenda normal da Feira, a programação cultural traz diversão e descontração à Ilha de Sant’Ana, com apresentações musicais, que incluem banda filarmônica e fanfarras locais, e shows – Giannini Alencar e Evan na sexta (14), e Pedro Luccas e a dupla Pedro e Guilherme no sábado (15). Os desfiles – moda íntima masculina e feminina, desfile da terceira idade e desfile PET – são momentos culturais em que o empreendedorismo sai dos estandes para interagir com o grande público.

No sábado pela manhã, a Ação Cidadã traz curso de artesanato, atendimentos de saúde, corte de cabelo, ação social e emissão de carteiras de identidade (através de parceria com o Itep-RN).

RECOMENDAMOS

COPA AMÉRICA

Brasil terá revanche contra o Paraguai após eliminações

NÃO ACUMULA

Quina de São João sai para 1,5 mil apostadores

OPERAÇÃO CROUPIER

Nova fase da Dama de Espadas investiga desvio na ALRN

MATA-MATA

América decide vida na Série D nos próximos domingos

INCENTIVO FISCAL

Com redução de imposto, Natal ganhará novos voos

NOVOS MÉDICOS

'Mais Médicos' libera 36 novos profissionais para o RN

MAIOR CALDO

Gabriel Medina tenta subir na onda de Sasha

PROJETO

São Gonçalo: MTur libera verba para Centro de Eventos

comentários