Geral

DEBATE

Festa do Boi terá I Fórum Estadual sobre a Febre Aftosa

Evento aborda ações que viabilizam a retirada da obrigatoriedade da vacina

Por Redação

9 de outubro de 2019 | 16:47

Fazendinha na Festa do Boi. Foto: João Vital

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN, realiza neste mês de outubro o I Fórum Estadual sobre a retirada da vacinação contra febre aftosa. O evento acontecerá dentro da programação da Festa do Boi 2019 e planeja abordar as ações que viabilizam a retirada da obrigatoriedade da vacina contra a doença nos rebanhos bovinos e bubalinos.

O Fórum acontece durante a manhã da segunda-feira (14), no auditório do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes. Aberto ao público, o evento pretende agrupar toda a população que visita o Parque, dando ênfase aos criadores envolvidos na agropecuária do Estado.

Durante o mês de maio deste ano o Ministério da Agricultura divulgou a redução da dose da vacina contra a Febre Aftosa. Com a mudança, a dosagem estabelecida diminuiu de 5ml para 2ml. A alteração está inclusa no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), que prevê a retirada da vacina no Brasil até 2021.

Além do Fórum, a equipe técnica do Idiarn também irá realizar a recepção animal na Festa do Boi, processo de verificação da saúde dos animais que se inicia antes da abertura oficial e segue até o fim da programação do evento. Os fiscais agropecuários do órgão são responsáveis pela inspeção de toda a documentação dos animais que entrarão no Parque, como a Guia de Trânsito de Animal – GTA e os atestados de vacinação, garantindo a sanidade dos animais que serão expostos e comercializados no evento.

RECOMENDAMOS

PROGRAMAÇÃO

2° Passeio histórico na Ribeira acontece neste sábado

NEGÓCIOS DE FAMÍLIA

Cases do RN cativam em evento de empreendedorismo

OPORTUNIDADE

IEL-RN lança edital de processo seletivo

DESASTRE AMBIENTAL

Pesquisadores encontram óleo nos parrachos de Pirangi

ACIDENTE

Avião cai no meio da rua em Belo Horizonte

COMBATE AO SUICÍDIO

Órgãos da Prefeitura de Natal deverão divulgar CVV

CEARÁ-MIRIM

Ronaldo se candidata a prefeito com apoio dos grandes

CRISE NO VIZINHO

Protestos violentos no Chile deixam 7 mortos

comentários