Esportes

SEM MUDANÇA

Fifa descarta realizar Copa do Mundo de 2022 com 48 seleções, diz jornal inglês

Próxima edição do torneio vai manter o atual formato

Por Estadão Conteúdo

22 de maio de 2019 | 17:19

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Copa do Mundo no Catar, em 2022, não deve aplicar o novo modelo de 48 seleções. Segundo o jornal inglês The Times, a Fifa repensou e decidiu abandonar o projeto de expandir a quantidade de participantes do torneio já para a próxima edição da competição e vai manter o formato existente desde 1998, com a presença de 32 países.

Segundo a publicação, pesou contra a expansão da Copa fatores logísticos e políticos. Para se aplicar a Copa do Mundo com 48 países seria necessário realizar algumas partidas fora do Catar, que tem um território equivalente à cerca da metade do menor Estado do Brasil: Sergipe. Isso implicaria, portanto, a recorrer a nações vizinhas como Emirados Árabes e Arábia Saudita. Porém, esses países possuem relações diplomáticas tensas com o Catar a ponto de terem as fronteiras fechadas.

A Fifa deve oficializar em junho a manutenção da Copa com 32 países. A entidade vai promover um congresso com os dirigentes em Paris a poucos dias do início do Mundial Feminino, marcado para ocorrer entre os dias 7 de junho e 7 de julho, na França.

A pauta principal será discutir mudanças nos torneios organizados pela entidade. Um outro tema do encontro será o Mundial de Clubes, com o debate sobre o novo formato da competição e a definição de qual será a sede para a edição deste ano.

O formato da Copa com 48 seleções deve estrear somente em 2026, quando Canadá, México e Estados Unidos vão compartilhar o papel de sedes do torneio. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, está empenhado no projeto de crescimento do Mundial sob a justificava de ampliar o seu alcance e conseguir fazer o torneio ser mais lucrativo em contratos de patrocínio e cotas de direitos de transmissão.

A Copa tem 32 participantes desde 1998. Antes disso, entre 1982 e 1994, o Mundial contava com a presença de 24 países. A Fifa possui atualmente mais de 200 filiados.

RECOMENDAMOS

INCENTIVO FISCAL

Com redução de imposto, Natal ganhará novos voos

NOVOS MÉDICOS

'Mais Médicos' libera 36 novos profissionais para o RN

MAIOR CALDO

Gabriel Medina tenta subir na onda de Sasha

PROJETO

São Gonçalo: MTur libera verba para Centro de Eventos

'CELA DE CINEMA'

Por ter instalado cinema em cela Cabral sofre punição

LUCRO BILIONÁRIO

Caixa registra lucro líquido de R$ 3,92 bilhões

TV NO AR

Veja propostas de Lucia Jales para o Quinto

FÉRIAS DE JULHO

Natal aparece como 3º destino do país mais procurado

comentários