Cultura

SETEMBRO CIDADÃO

🔊Filarmônica da UFRN passará por municípios do interior do estado

São apresentações gratuitas e terão concertos didáticos

Por Redação

15 de setembro de 2019 | 08:23

Filarmônica da UFRN. Foto: Cicero Oliveira/Agecom-UFRN


🔊Ouça a notícia

A Banda Filarmônica da UFRN, inicia neste domingo (15) uma turnê pelos municípios potiguares de Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Macaíba. A turnê se estende até a próxima quinta-feira (19), na intenção de disseminar a arte e outras perspectivas de vida por meio da cultura. A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) dentro da 6ª edição do Setembro Cidadão.

Nesta edição, a Filarmônica vai atuar em duas frentes, com apresentações para o grande público e com concertos didáticos para a comunidade. “No momento no qual os conceitos de cidadania e da atuação cidadã têm sido palco de tantos questionamentos e batalhas, no Brasil e pelo mundo, ter a oportunidade de colocar a música a serviço de um projeto desse tipo é algo que muito nos encanta”, considera o maestro da Filarmônica, professor André Muniz.

Com um grupo composto por 50 músicos, as apresentações serão gratuitas e abertas ao público e terão a duração de cerca de uma hora. Ainda conforme o professor Muniz, a história da cultura musical do RN acontece, principalmente, com as bandas de música do interior, que são verdadeiros centros de irradiação de cultura. “Elas muito contribuem para o resgate de pessoas, sendo o abrigo e o refúgio da violência ou da criminalidade, possibilitando a ascensão econômica e a visibilidade dessa comunidade”, destaca.

Setembro Cidadão

O Setembro Cidadão é um projeto pioneiro realizado no RN, que visa ao reconhecimento da importância da cidadania. A ação faz parte do Programa Brasileiro de Educação Cidadã e foi criado a partir da Lei Complementar nº 409/2013, que determina a data de 10 de setembro como Dia Estadual da Educação Cidadã.

RECOMENDAMOS

SEGUNDA DIVISÃO

Alecrim avança para semifinal com 100% aproveitamento

BBB

Ex-BBB é confirmada na edição de 2020 do reality

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Natal: Comissão visita Centro de Saúde Anita Garibaldi

1º BPM

Após obras, PM reinaugura sede de batalhão na Ribeira

'SE CHEGAR A GENTE LIMPA'

RN: 1.800 voluntários se cadastram para limpar praias

TRIBUNAL

Fachin vota a favor de prisão em 2ª instância

INVESTIGAÇÃO

CPI das Fake News convoca assessores de Bolsonaro

OPERAÇÃO MILK

Polícia prende 4 em operação contra roubos em fazendas

comentários