Cotidiano

DIA DE COMBATE

Fórum alerta para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Evento será na próxima quarta-feira (20)

Por Redação

18 de novembro de 2019 | 16:17

Foto: Divulgação/Casa Durval Paiva

O dia 23 de novembro é referendado como o dia nacional, estadual e, em Natal, como o dia de combate ao câncer infantojuvenil. Visando conscientizar a população sobre a importância do Diagnóstico Precoce para aumentar os índices de cura sem sequelas entre crianças e adolescentes, a Casa Durval Paiva realiza na próxima quarta, 20 de novembro, das 9 às 17h, o XIV Fórum do Diagnóstico Precoce, no auditório do CTGás, em Lagoa Nova. Na ocasião, serão capacitados profissionais da saúde, estudantes e demais interessados na temática do câncer infantojuvenil.

Na programação, serão abordados temas como: Diagnóstico diferencial dos tumores ósseos; Manejo ao paciente de tumores ósseos e reabilitação; Como está estruturada a rede de atenção em oncologia infantojuvenil no RN; Linfomas de Hodgkin e Cuidados paliativos – consciência transformadora: cuidados nutricionais. A inscrições podem ser feitas pela internet no link AQUI mediante a doação de uma lata de leite em pó, a ser entregue no dia do evento.

No Brasil, 35 novos casos de câncer são diagnósticos por dia, entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), haverá mais de 12.500 novos casos de câncer infantojuvenil em 2019. No Rio Grande do Norte são estimados 150 novos casos/ano. Com o diagnóstico precoce, em torno de 80% desses pacientes poderão ser tratados adequadamente com a doença ainda em estágio inicial.

A mobilização em prol da causa acontece em todo o país, com a participação de 50 instituições e casas de apoio filiadas a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, que promovem neste mês o alerta e a conscientização ao diagnóstico precoce, estimulando ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil; a promoção de debates e eventos sobre políticas públicas de atenção integral às crianças e adolescentes com o câncer; o apoio as atividades organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil em prol dos pacientes; a divulgação sobre os avanços técnico-científicos relacionados à doença e, principalmente, o apoio às crianças, adolescentes e seus familiares.

Os adultos devem atentar para o possível aparecimento de qualquer um dos sinais de alerta em crianças e adolescentes, tais como: palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças, bem como, mancha branca nos olhos da criança, registrada em fotografia com flash.

O surgimento desses sinais não indica que a criança ou adolescente está com câncer, mas que o paciente precisa ser avaliado por um oncologista pediatra.

XIV Fórum do diagnóstico precoce

Data: 20/11/2019
Local: Auditório CTGás

9:00 – Abertura
9:15 – Palestra: diagnostico diferencial dos tumores ósseos – Dra. Simone Aguiar – Hospital Santa Marcelina/SP
10:30 – Coffee break
10:45 – Manejo ao paciente de tumores ósseos e reabilitação – Fisioterapeuta Cinthia Moreno – Casa Durval Paiva – Natal/RN.
12:00 às 14:00 – intervalo
14:00 – Como está estruturada a rede de atenção em oncologia infantojuvenil – Secretaria Estadual de Saúde.
15:00 – Palestra: Linfomas de Hodgkin – Dra. Simone Aguiar – Hospital Santa Marcelina/SP
16:00 – Cuidados paliativos – consciência transformadora: cuidados nutricionais – Nutricionista Jeanina Cotello – Londrina/PR
17:00 – Encerramento

RECOMENDAMOS

ENSINO SUPERIOR

Ministério da Educação cria 5 novas universidades

EDUCAÇÃO

UERN sobe em indicador de desempenho do INEP

PROGRAMA NATAL EMPREGO 50+

Pessoas acima de 50 anos poderão reingressar no mercado

PRESIDENTE

Bolsonaro faz procedimento para retirar lesões de pele

MOTORES DO DESENVOLVIMENTO

Gestão da Produção e Petróleo serão debatidos na Fiern

LIMPEZA

Praias do Litoral Sul recebem novas lixeiras

NOVOS SHOWS

Prefeitura anuncia novos shows no Natal em Natal 2019

ECONOMIA

São Gonçalo terá projeto Cidade Empreendedora

comentários