Economia

RN EM DESTAQUE

Fórum de Turismo do RN e Femptur destacam sucesso da edição

Evento recebeu mais de 3 mil pessoas por dia

Por Redação

2 de abril de 2019 | 07:44

Foto: Canindé Soares

A capital potiguar foi sede do maior evento de turismo do Rio Grande do Norte no último final de semana, no Centro de Convenções de Natal. O 10º Fórum de Turismo do RN e a 5ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) receberam uma média de 3 mil visitantes por dia, correspondendo as expectativas da organização, além de ter aumentado o número de expositores na edição.

A circulação é reflexo do crescimento da atividade turística do estado e a aposta dos municípios nesse setor, considerada uma das que mais gera emprego rapidamente. Fato comprovado em pesquisa – realizada por alunos do curso Técnico em Evento, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – de satisfação feita com os expositores, ao qual aponta que 93,8% classificou o evento como ótimo e bom. Desses, 81,3% tinham participado em anos anteriores e 18,8% estiveram com stands pela primeira vez, o que mostra fidelidade e aumento de interesse de novos investidores.

Quanto ao público, 95% avaliaram a Femptur como ótimo e bom. Sendo 48,1% de pessoas que já conheciam a feira e 51,9% estiveram pela primeira vez. “Ficamos bastante satisfeitos com a renovação do público neste ano. O norte-riograndense está dando mais atenção ao turismo local, captando a ideia de fomentar a cultura das viagens internas e o propósito central de divulgar os atrativos turísticos e culturais dos nossos municípios”, aponta Gustavo Porpino, organizador do evento.

Já no Fórum, temas importantes permearam os debates entre especialistas do setor. No painel de abertura, o presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, deu início a palestra sobre ‘Os gargalos da aviação comercial brasileira’, reconhecendo que no RN há, de fato, um problema e que objetiva melhorar a competitividade e ter tarifas mais viáveis. Enfatizou, também, a necessidade de dialogar com setores públicos e privados para começar a surgir soluções.

“Fomos muito felizes nas escolhas dos temas”, comenta satisfeito, o também organizador do evento, Antônio Roberto Rocha, e explica “Planejamos há alguns meses e não sabíamos que seria realizado em um período de maior crise da aviação comercial do RN. Trouxemos, justamente, o presidente da ABEAR. Um debate oportuno”, assinala. “Tivemos também a participação de Bruno Reis, gerente de Desenvolvimento do RIOgaleão, que mostrou como a concessionária de um aeroporto pode ajudar na promoção de um destino turístico”. Antônio Rocha pontuou ainda a palestra do presidente da Unedestinos e do São Paulo Convention Bureau, Toni Sando, com dicas valiosas e motivadoras sobre licitações e gerenciamento de Centros de Convenções.

O evento correspondeu as expectativas de público e já se prepara para mais uma edição. Envolveu profissionais renomados, autoridades políticas do RN, empresários, estudantes e visitantes no geral para melhor debater e encontrar rotas para incrementar e desenvolver o turismo potiguar.

RECOMENDAMOS

PRESIDENTE

Bolsonaro faz procedimento para retirar lesões de pele

MOTORES DO DESENVOLVIMENTO

Gestão da Produção e Petróleo serão debatidos na Fiern

LIMPEZA

Praias do Litoral Sul recebem novas lixeiras

NOVOS SHOWS

Prefeitura anuncia novos shows no Natal em Natal 2019

ECONOMIA

São Gonçalo terá projeto Cidade Empreendedora

NOVAS OCUPAÇÕES

Aumento do trabalho autônomo está relacionado a apps

DINHEIRO EXTRA

Saiba se você terá direito ao saque de R$ 998 no FGTS

RECURSOS

PC entrega à DHPP mais de R$ 180 mil em materiais

comentários