Cultura

ARTES HISTÓRICAS

Galeria Sesc recebe exposição “Retro-Visões”

Exposição apresenta ao público uma série de 500 impressões fotográficas

Por Redação

4 de novembro de 2019 | 17:45

Foto: Moraes Neto

A quinta e última exposição do ano na Galeria Sesc, Retro-Visões, apresenta ao público uma série de 500 impressões fotográficas, com superposição em xilogravura, sobre prédios históricos nas cidades potiguares de Acari, Currais Novos, Florânia, Natal e Picuí (PB). A mostra é resultado do trabalho de pesquisa da artista Evana Macedo, que articula a experiência de caminhar e viver em cidades, sua arquitetura, memória, patrimônio material, a fotografia e a xilogravura.

“O trabalho surgiu pela minha admiração por prédios antigos e por minhas histórias com essas cinco cidades, uni duas técnicas das quais eu gosto muito e foi a partir dai que surgiu esse trabalho. A exposição tem o objetivo de instigar a percepção do visitante, para que o mesmo comece a reparar nos detalhes que cada prédio possui e comece a valorizar a história e o patrimônio cultural que os imóveis antigos possuem”, explica a artista, Evana Macedo.

A vernissage acontece no dia 13, às 19h, e é mais uma iniciativa de incentivo artístico e cultural do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio RN. A exposição fica aberta para visitação na Galeria Sesc até o dia 15 de dezembro de 2019, contando sempre com a presença de um mediador em artes visuais. Tanto as visitas como a vernissage são gratuitas e abertas ao público.

Ainda dentro dos projetos de cultura, o Sesc realiza o Combo Cultural, que leva turmas para uma visitação mediada na Galeria Sesc Cidade Alta, exibição de filmes e bate-papo sobre arte e literatura na biblioteca do Sesc Rio Branco. O combo também ocorre na unidade Sesc Zona Norte, com as ações na biblioteca, contação de histórias e CineSesc. Para agendar um combo cultural, é necessário entrar em contato com o setor de cultura através do e-mail cultura@rn.sesc.com.br .

Galeria Sesc

Desde 2015, os trabalhos dos artistas que expõem na galeria são selecionados por meio de edital. Em sua 5ª edição, o projeto selecionou cinco trabalhos para compor o calendário de exposições 2019.

A Galeria Sesc é um dos poucos do estado a disponibilizar mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais contextualizam o espectador sobre as obras e o artista, além de desenvolver ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares, de idosos e ONGs.

Cultura no Sesc

No Sesc, a cultura não é só entretenimento, mas também mecanismo fundamental para o resgate da cidadania. O Sesc RN valoriza e estimula a produção cultural potiguar por meio de programações nas áreas de artes cênicas, artes visuais, música, literatura, audiovisual, biblioteca e multilinguagens.

Os investimentos na área são sistemáticos. Para se ter uma ideia, de 2014 a 2018, o Sesc RN investiu R$ 9 milhões em projetos na área de cultura. A estimativa para 2019 é investir em torno de R$ 3 milhões de reais para atender a um público de 165 mil pessoas.

Campanha #Euvalorizo

O Sistema Comércio lançou, em todo o país a campanha #euValorizo, com o intuito de mostrar o trabalho socioeconômico desenvolvido pela Confederação nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federações do Comércio, Sesc e Senac dos 26 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, e sindicatos empresariais, há mais de sete décadas em prol dos brasileiros e do desenvolvimento social e econômico do Brasil e dos estados e municípios.

Para assinar o documento, o internauta acessa o site www.valorizaobrasil.com.br, onde tem uma série das atividades realizadas pelas entidades em todo o Brasil. No cabeçalho/menu do site, tem a aba EU APOIO, ao clicar, direciona a o site de petições públicas para assinatura online, para preencher as informações solicitadas, como nome, estado, CPF, e-mail. Após preencher o formulário, será enviado uma mensagem no e-mail cadastrado para confirmar a assinatura no abaixo-assinado online, a fim de garantir a autenticidade dos dados.

Serviço:
O quê? Exposição “Retro-visões” estreia na Galeria Sesc
Onde? Galeria Sesc Cidade Alta | Rua Cel. Bezerra, 33. Cidade Alta, Natal-RN
Quando?
Vernissage: 13 de novembro |19h | Aberta ao público
Exposição: 14/11 a 20/12 (exceto finais de semana e feriados), das 9h às 19h.
Agendamento de grupos: (84) 3133-0360.

RECOMENDAMOS

DESENVOLVIMENTO

Novo parque eólico vai gerar cerca de 2 mil empregos

The War Against Best Term Paper Writing Service Reviews

É TETRA

De virada, Brasil derrota México e é campeão no sub-17

LUTO

Ex-piloto de Stock Car morre após acidente aéreo no NE

BANG BANG

Homens são mortos pela PM após série de assaltos na ZN

CASOS DE POLÍCIA

Condenado homem que tentou matar irmão por cerveja

CONGRESSO

Senado pode concluir votação da PEC Paralela à Reforma

PODER

RN será governado pelo vice de Fátima até 4 de dezembro

comentários